Tamanho da fonte

 Agricultura
Quinta-feira - 06/05/2021

Parceria inicia testes com hidrogel nas culturas do caju, maracujá e hortaliças

Por: Edinaldo Moreno
Foto: Wilson Moreno/PMM

Uma parceria entre a Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEADRU) e o Programa de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste (PRODETER/BNB) vai iniciar em caráter experimental a aplicação do hidrogel nas culturas do caju, maracujá e hortaliças no município de Mossoró.

A reunião que definiu a estratégia para o início dos trabalhos contou com o engenheiro agrônomo do município e Diretor de Unidade da SEADRU, Ney Maranhão, e o agente de Desenvolvimento do PRODETER, Sérgio Freire.

O representante do BNB enalteceu a técnica utilizada e disse também que a ideia é analisar o comportamento das culturas. "A ideia é analisar o comportamento das culturas no tocante a perdas de mudas e sementes, considerando que tal técnica reduz o stress hídrico das culturas e a utilização de água em torno de 60%, como já observado em algumas culturas."

Ney Maranhão ressalta a importância das inovações tecnológicas na agricultura e destaca ainda o intercâmbio entre órgãos. “As inovações tecnológicas são extremamente importantes para o sucesso e produtividade das culturas e, as parcerias como a do PRODETER, são fundamentais nesse intercâmbio de conhecimentos, onde o nosso foco sempre será o produtor."

O hidrogel melhora a produtividade de cultivos. Ele diminui o gasto com irrigação. O processo funciona como um mecanismo que retém líquido nas folhas das plantas e é um elemento composto por polímeros absorventes de água à base de poliacrilamida a 94% de monómero possuindo a capacidade de absorver a água até 150 vezes o seu próprio volume.


Podcast Mais Mossoró





Deixe seu comentário


0 Comentário(s)