Segunda-feira - 17/05/2021

Secretaria orienta bovinocultores a regularizar rebanho para garantir vacina contra febre aftosa

Foto: Cedida

A primeira etapa da campanha de vacinação contra Febre Aftosa começa em junho. Por isso, a Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEADRU) orienta aos bovinocultores a procurarem o Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte (Idiarn) para cadastro ou atualização dos dados do rebanho.

A campanha apresenta como pré-requisito que o produtor tenha até 25 animais para que ele seja considerado um pequeno produtor e que esteja com o cadastro atualizado junto ao Idiarn. A Febre aftosa é uma doença infecciosa aguda que causa febre, seguida pelo aparecimento de vesículas (aftas) – principalmente na boca e nos pés de animais de casco fendido. A doença é causada por um vírus.

“A regularização do rebanho bovino é essencial para que o Produtor possas ter acesso a linhas de créditos, emissão de GTA com finalidade de venda ou abate animais e evitando multas e contribuindo para que o RN evolua no status sanitário da Febre Aftosa”, ressalta o secretário municipal da Agricultura, Faviano Moreira.

O titular da pasta comenta ainda que a transmissão da doença é por via aérea e pode ocorrer sob condições favoráveis de clima e que também pode se espalhar por consideráveis distâncias. “Os animais adquirem o vírus ou por contato direto com outros animais infectados, contato com alimentos e objetos contaminados”, comenta Moreira.

Faviano Moreira explica ainda que a doença é transmitida mecanicamente pela movimentação de animais, pessoas, veículos e outros que tenham sido contaminados pelo vírus.

“Caminhões, carretas, recintos de leilões, feiras e currais de embarque nos quais tenham circulado animais infectados são perigosas fontes de contaminação, caso não sejam devidamente desinfetados. Estradas podem também ser contaminadas e o vírus pode ser carreado nos pneus dos veículos em trânsito. Os calçados, roupas e mãos das pessoas que lidaram com animais doentes podem transmitir o vírus”.

Por fim, a Secretaria de Agricultura disse que em breve vai divulgar o roteiro com datas que as equipes da SEADRU vacinarão os animais nas comunidades.