Agricultura
Segunda-feira - 24/05/2021

Mossoró Forragem incentiva produção de silagem e feno para agricultura familiar

Foto: Wilson Moreno/PMM

A Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEADRU), em parceria com o Instituto de Assistência Técnicas e Extensão Rural do Rio Grande do Norte (Emater/RN), sede de Mossoró, iniciou o Mossoró Forragem. O programa é voltado para agricultores cadastrados no Programa Semear e programas executados pela Emater potiguar.

O projeto disponibiliza o maquinário para que o agricultor realize a forragem, silagem e feno para que a alimentação dos animais, principalmente no período sem chuvas.

“Mossoró Forragem é uma parceria da nossa Secretaria de Agricultura junto com a Emater Mossoró e o objetivo é que a gente disponibilize os equipamentos e implementos para que o produtor possa fazer a sua forragem, que possa fazer sua silagem, possa fazer seu feno para que possa alimentar seus animais, principalmente no momento de seca”, destacou o secretário de Agricultura Faviano Moreira.

O titular da pasta acrescenta que o programa disponibiliza para os beneficiados 05 ensiladeiras, 01 ensiladeira de saco, 02 enfardadeiras e 02 carroções e que o produtor teria um custo elevado se não contasse com o apoio do projeto.

“Imaginemos que um produtor não tivesse acesso ao nosso maquinário ele teria algumas opções: fazer manual ou alugar esses equipamentos, que nestes dois casos ele teria um custo muito elevado para fazer o trabalho, ou simplesmente não fazer. Então, nós estamos colaborando e contribuindo para que o produtor possa ter o alimento para os animais, principalmente na época seca quando é de maior necessidade”, disse Faviano. “Quero chamar a atenção que esse 2021 está sendo o ano de maior preço no custo do milho e da soja, completou o secretário da Agricultura.

Faviano Moreira destaca ainda que o projeto Mossoró Forragem já iniciou e que o agricultor já pode entrar em contato com a Secretaria de Agricultura e fazer a inscrição para ter direito aos implementos.

“Hoje mesmo nós temos um maquinário na Serra Mossoró, no São Romão e estamos com inscrições abertas para que os produtores possam entrar em contato conosco e fazer a inscrição e nós fazemos o planejamento para que possamos encaminhar e emprestar os implementos”, concluiu.

Os documentos necessários são o CPF, RG e comprovante de residência. Para mais informações os interessados devem entrar em contato através do (84) 3315 5189 ou se deslocar até a sede da Secretaria de Agricultura.

Fotos: Wilson Moreno/PMM