Quinta-feira - 17/06/2021

SME recebe equipamentos do programa que promoverá acesso à internet de alta velocidade em escolas municipais

Foto: SME

Os equipamentos que promoverão o acesso à internet de alta velocidade nas escolas da rede municipal de ensino de Mossoró chegaram ao município, nesta quarta-feira (16). Com o recebimento dos materiais, a Secretaria Municipal de Educação (SME) avança na implantação do Programa de Inovação Educação Conectada (PIEC), que é uma das ações do Programa Nordeste Conectado, desenvolvido pelo Ministério das Comunicações e instituições parceiras.

Os equipamentos foram recebidos pela SME no mesmo dia em que Mossoró recebeu visita de dois ministros: Fábio Faria, das Comunicações; e João Roma, da Cidadania. A previsão é que na próxima semana a equipe contratada pelo Ministério das Comunicações inicie a distribuição e instalação dos equipamentos nas escolas. Os dispositivos foram desenvolvidos para uso exclusivo no ambiente escolar, impedindo o uso em caso fora desse ambiente em caso de furto ou roubo.

O programa levará internet de banda larga, por via terrestre e satélite, apoiando a universalização do acesso e fomentar o uso pedagógico de tecnologias digitais na Educação Básica, com o intuito de auxiliar para que o ambiente escolar esteja preparado para receber a conexão com a internet, destinar aos professores a possibilidade de conhecerem novos conteúdos educacionais e proporcionar aos estudantes o contato com as novas tecnologias. A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) é parceira e atua no projeto-piloto do programa.

“Nós recebemos ontem da RNP todo esse material que será instalado nas nossas 51 unidades de ensino, tanto em Unidades de Educação Infantil como em escolas, bem como em equipamentos da Secretaria de Educação, dentre eles o Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (NTM) e o Centro de Apoio ao Deficiente Visual (CADV). O processo de instalação desses equipamentos deverá começar na semana subsequente”, informou professor Mauro Alexandrino, gerente de Planejamento e Avaliação da SME.

Mossoró é um dos municípios polos que compõem o projeto. O foco principal é conectar, utilizando a infraestrutura da RNP, as escolas de Ensino Fundamental, via fibra óptica, proporcionando um melhor acesso à internet, permitindo atender a comunidade escolar com redes de alta velocidade a partir de 100 Mbps, proporcionando uma melhor oferta de serviços educacionais e um melhor uso dos recursos tecnológicos nos processos pedagógicos, além de permitir o uso de sistemas administrativos com maior capacidade e disponibilidade nas unidades atendidas pelo programa.

Pelo Programa PIEC são 26 escolas municipais beneficiadas, além do NTM e o CADV. Foram atendidas 23 UEIs na Zona Urbana da cidade, totalizando 51 unidades educacionais contempladas.

“Uma equipe da RNP veio para entrega dos equipamentos do Programa Educação Conectada que faz parte do Nordeste Conectado, que é um projeto mais amplo que visa trazer internet de fibra óptica de alta velocidade para Região Nordeste, inclusive ao instalar essa rede de alta velocidade ela permite chegar em escolas, postos de saúde e praças uma internet de alta velocidade. Partindo desse projeto, nós temos o Programa de Educação Conectada que aderimos. Mossoró é uma cidade-polo tanto do Nordeste Conectado quanto da Educação Conectado. No Rio Grande do Norte apenas duas cidades: Mossoró e Caicó. Nós já estamos na fase da implantação, recebemos os equipamentos que serão instalados nas escolas”, explicou a secretária de Educação Hubeônia Alencar.

Além das escolas, o programa instalará equipamentos para ofertar gratuitamente internet em praças do município. “Recebemos também ontem a visita técnica para averiguar as praças que receberão a internet access point que é o acesso aberto ao ponto de internet para toda a comunidade no entorno da praça. Aqui em Mossoró nós escolhemos duas praças de início e até dezembro nós seremos contemplados com duas praças. Uma delas é o Portal do Saber, onde funcionará lá uma biblioteca digital. A outra é a Praça de Convivência. Para educação de Mossoró trata-se de um projeto importantíssimo que ontem com a vinda do ministro ele reforça essa importância, reforça o compromisso de fazer cumprir o que está previsto no projeto-piloto do Nordeste Conectado. O Programa Educação Conectada vai permitir o uso mais eficaz das novas tecnologias e dentro desse programa nós estamos sendo assessorados pelo CIEB, que tem o papel e objetivo não só de nos preparar tecnicamente, como também fazemos reflexões do uso consciente das novas tecnologias”, destacou a secretária de Educação.

PDDE Educação Conectada
Ao todo, 95 escolas e UEIs da rede municipal de Mossoró que receberam o Programa PDDE Educação Conectada, sendo 31 escolas municipais e 35 Unidades de Educação Infantil na Zona Urbana do município. Já na Zona Rural são 27 escolas municipais e duas UEIs. Todas as unidades educacionais estão em processo de aquisição e implementação do programa.

Nordeste Conectado
O Programa Nordeste Conectado tem a finalidade de implantar equipamentos para promover o tráfego de dados em fibra óptica ao longo da rede da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF), a ser operada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, permitindo uma taxa de transmissão de dados de até 100 Gbps. A estrutura permitirá o fluxo de dados para, entre outros, escolas e centros de saúde, e disponibilizado para provedores de serviço de acesso à internet, criando um atrativo para que essas empresas tragam serviços para a região. Até o fim de 2021, pretende-se atender 16 cidades polo diretamente. Em 2020, o programa já conectou as seguintes cidades: Campina Grande (PB), Petrolina (PE), Caicó (RN), Mossoró (RN), Caruaru (PE) e Juazeiro (BA).