Sexta-feira - 18/06/2021

SME promove sensibilização para participação dos profissionais da educação e alunos na IV FECIRME

Foto: SME

Os diretores e os supervisores das escolas municipais participaram de uma reunião sobre Feira de Ciências da Rede Municipal de Ensino (FECIRME), na tarde desta quinta-feira (17). A Secretaria Municipal de Educação (SME) realizou um encontro virtual para incentivar a participação na quarta edição da feira. Os gestores e supervisores farão a motivação para que alunos e professores do Ensino Fundamental Anos Finais e Educação de Jovens e Adultos (EJA) participem da feira. A FECIRME será no formato virtual em razão da pandemia da Covid-19.

A FECIRME é um evento realizado anualmente pela Secretaria Municipal de Educação, por meio das Gerências Pedagógica e de Planejamento e Avaliação, juntamente com o setor do Ensino Fundamental Anos Finais e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Participam alunos, professores, supervisores, gestores das escolas do 6° ao 9°ano, EJA, além de diversos profissionais da educação e técnicos da equipe da SME.

“Temos como objetivo fomentar a cultura da pesquisa científica e tecnológica, o desenvolvimento intelectual contínuo, a criatividade, a curiosidade e a construção do seu próprio conhecimento de forma interdisciplinar para docentes e discentes do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos das escolas da Rede Municipal de Ensino, a partir das experiências vivenciadas”, explicou Débora Praxedes, coordenadora do Ensino Fundamental Anos Finais e EJA.

Durante a reunião foi apresentada a história da FECIRME, que vem sendo realizada desde 2017, objetivando motivar os gestores e supervisores a participarem da feira. “O encontro tem por objetivo sensibilizar todas as escolas de Anos Finais que participam da Feira de Ciências da Rede Municipal de Ensino. Este ano estaremos realizando a quarta edição da FECIRME porque no ano de 2020 não foi realizada. Esse ano vamos realizar a quarta edição em formato remoto. O objetivo da reunião é sensibilizar as equipes escolares e apresentar uma retrospectiva das três outras edições que foram realizadas, bem como tivemos um momento de apresentação de experiências e sensibilização com a professora Allyssandra Rodrigues”, destacou o professor Mauro Alexandrino, gerente de Planejamento e Avaliação da SME.

O desafio deste ano é realizar a IV FECIRME virtualmente promovendo a continuidade do acesso à ciência aos alunos da rede municipal e mobilizando professores, supervisores, diretores e demais profissionais da educação das escolas.

“A Feira de Ciências é um importante evento de socialização do conhecimento, das pesquisas desenvolvidas nas escolas em parceria com instituições de Ensino Superior. Este ano acontecerá em formato virtual em razão da pandemia e as ações já estão acontecendo durante o ano, do ponto de vista da coordenação do evento, de reuniões e de formações. A SME se prepara para esse evento que coloca de forma desafiadora uma vez que será realizado no novo formato, no formato virtual”, afirmou a secretária de Educação Hubeônia Alencar.

A FECIRME terá mais um incentivo para promover o engajamento dos alunos em relação à ciência a partir de um projeto aprovado no CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). O projeto “Feira de Ciências no contexto do Semiárido” tem abrangência municipal e concederá aos três alunos da equipe do primeiro lugar na FECIRME uma bolsa de R$ 100 mensais, durante seis meses.

Há várias ações na FECIRME, dentre elas, capacitações, a Feira de Ciências nas escolas; a seleção dos projetos aprovados para participar da Feira Municipal, como também, da Feira de Ciências do Semiárido Potiguar/UFERSA. Muitos projetos já foram aprovados e premiados com credenciais para outras feiras a nível nacional e internacional, como por exemplo, Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE).