Agricultura
Sexta-feira - 30/07/2021

Secretaria realizará semanalmente palestras com criadores de animais da Feira do Bode

Foto: Wilson Moreno/PMM

A Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEADRU), em parceria com a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), iniciou nesta sexta-feira, 30, um trabalho educativo com criadores que comercializam animais na Feira do Bode, dentro do Parque de Exposições Armando Buá.

O primeiro tema desta atividade foi a vacinação de animais. O secretário municipal de Agricultura, Faviano Moreira, destacou que em conversas com os feirantes percebeu uma falta de assistência da própria secretaria com esses pequenos agricultores. Um projeto foi elaborado para atender às demandas desses criadores.

“A gente percebeu uma falta de assistência da própria secretaria com esse pessoal. Elaboramos um projeto, junto com a Ufersa, e semanalmente vamos ter um trabalho de educação. Estamos trazendo hoje aqui o tema de vacina em caprinos, ovinos e bovinos. Nós estaremos aqui disponíveis com a equipe de veterinários e estagiários da Ufersa para realizar esse trabalho”.

Faviano Moreira ressaltou ainda a receptividade dos criadores à iniciativa. Segundo ele, esse trabalho de acompanhamento de educação do produtor visa melhoria na qualidade dos animais.

“A receptividade à ação foi muito boa dos criadores, haja vista que eles não tinham essa aproximação, nem com a parte da Ufersa, nem com a secretaria. Embora esteja funcionando dentro do pátio, não era uma relação tão próxima. Agora vamos estar mais próximos escutando as necessidades deles e atendendo às demandas”.

O trabalho educativo tem a participação de alunos do curso de Medicina Veterinária da Ufersa. A estudante Cibele Martins, que está no 10º período do curso, enfatizou a importância da atividade para os agricultores.

“O nosso trabalho aqui é explicar ao agricultor a importância do manejo vacinal. Essa ação que estamos fazendo aqui tem o intuito de passar a informação ao produtor para que ele consiga realizar a atividade da melhor maneira possível. Também quais benefícios ele terá com essa prática e o que isso vai beneficiar o bem-estar do animal e para a produção desse produtor”.

O criador de gado Ivanildo Barbosa da Silva se mostrou satisfeito com a ação e destacou a importância do conhecimento repassado para os agricultores que comercializam os animais na Feira do Bode.

“Eu acho muito importante essa atividade para a gente que é criador. Esse trabalho nos deixa mais informados. A maioria dos criadores não tem conhecimento do que é necessário para diversos assuntos ligados ao tema.

A Secretaria de Agricultura já definiu os próximos temas que serão abordados com os produtores. Haverá palestras sobre a alimentação de caprinos, ovinos e bovinos, vacinação de cavalos, de galinhas, de porcos, controle de carrapato, mosca do chifre, entre outros.

“São temas diversos e quem vai dizer são os produtores. Estamos fazendo entrevistas com eles e eles vão dizer quais são as doenças dos animais. Aí vamos fazer as palestras preventivas em cima dos temas deles”, finalizou Faviano.

*Fotos: Wilson Moreno/PMM