Tamanho da fonte

 Agricultura
Segunda-feira - 29/11/2021

Quase 1,4 mil animais são vacinados contra a febra aftosa na segunda etapa

Por: Edinaldo Moreno
Foto: Wilson Moreno/SECOM/PMM/Arquivo

A Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEADRU) realizou até o momento a vacinação em 1.393 bovinos na segunda etapa da campanha de imunização contra a febre aftosa distribuídos em 100 comunidades rurais de Mossoró.

Esta segunda fase da campanha começou no início do mês e termina nesta terça-feira (30). A coordenação dos trabalhos ficou com o coordenador de pecuária e veterinário Ruan Paulino. A SEADRU contou com o apoio essencial da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), através dos alunos do curso de Medicina Veterinária.

A campanha apresenta como pré-requisito que o produtor tenha até 25 animais para que ele seja considerado um pequeno produtor e que esteja com o cadastro atualizado junto ao órgão estadual, que promove e executa a defesa animal, vegetal e inspeção de produtos de origem agropecuária no Estado.

A regularização do rebanho bovino é essencial para que o produtor possa ter acesso a linhas de crédito, emissão de GTA com finalidade de venda ou abate de animais. Evitando multas e contribuindo para que o Rio Grande do Norte evolua no status sanitário da febre aftosa.

A febre aftosa é uma doença infecciosa aguda que causa febre, seguida pelo aparecimento de vesículas (aftas) – principalmente na boca e nos pés de animais de casco fendido. A doença é causada por um vírus. A transmissão da doença é por via aérea e pode ocorrer sob condições favoráveis de clima e também pode se espalhar por consideráveis distâncias.


Podcast Mais Mossoró





Deixe seu comentário


0 Comentário(s)