Agricultura
Segunda-feira - 31/01/2022

Aproximadamente mil agricultores realizaram corte de terra na primeira semana do Programa Semear

Foto: Wilson Moreno (SECOM/PMM)

A Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEADRU) divulgou levantamento da primeira semana da edição 2022 do Programa Semear em Mossoró. De acordo com a pasta municipal, aproximadamente mil agricultores já realizaram o corte de terra de sua propriedade nestes primeiros dias. Ao todo, 22 mil litros de óleo diesel foram distribuídos. Os dados se referem até a última sexta-feira (28).

Titular da SEADRU, Faviano Moreira destacou que os números estão dentro da expectativa da Secretaria de Agricultura. Neste primeiro momento, um terço do combustível é liberado para o agricultor realizar o corte de terra.

“Liberamos nesse primeiro momento 30% do esperado, mediante do que a gente teve de agricultores inscritos esse volume de 22 mil litros para aproximadamente mil agricultores, que já estão com as terras sendo cortadas, foi dentro da nossa expectativa. Nós continuaremos com essa liberação mediante fiscalizações para a verificação das terras cortadas”, disse.

Faviano Moreira ressalta o grande número de agricultores já inscritos no corte de terra para este ano. Até o último balanço, 4.653 agricultores de 109 comunidades rurais do município se inscreveram para o Programa Semear 2022.

“Esse quantitativo já é maior do que o do no passado e a gente ainda tem uma margem para verificar para garantir possíveis inscrições de agricultores”. No ano passado, em torno de 4,5 mil agricultores foram beneficiados pelo programa.

A distribuição das ordens de óleo diesel para os agricultores cadastrados no programa continua. A medida iniciou no último dia 25 de janeiro. O beneficiado deve se deslocar à sede da Secretaria de Agricultura e pegar o documento para iniciar o corte de terra de sua propriedade.

PROGRAMA SEMEAR

O Programa incentiva o pequeno agricultor familiar através do fornecimento gratuito de óleo diesel para o corte de terra na zona rural de Mossoró. Cada um recebe uma quantidade definida pela SEADRU.

O programa existe há mais de 20 anos e ajuda aos produtores rurais das comunidades mossoroenses a produzirem os frutos da terra necessários à subsistência e ao crescimento da renda familiar.

O Programa Semear está amparado pela Lei nº 3.301, de 21 de agosto de 2015. E tem por finalidade atender a grupos de agricultores familiares com caráter contínuo, executado no primeiro semestre de cada ano, observando o período chuvoso da região.

Tem direito ao programa o agricultor que disponha de área menor que quatro módulos rurais; que utilize predominantemente mão de obra familiar; e que tenha renda familiar originada da atividade econômica vinculada ao próprio estabelecimento.