Tamanho da fonte

 Agricultura
Segunda-feira - 11/04/2022

Famílias de três comunidades rurais recebem clones de mudas de cajueiro

Por: Edinaldo Moreno
Foto: Divulgação/PMM

A Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEADRU) entregou 626 mudas de cajueiro BRS 226 e CCP 76 para seis famílias em três comunidades na zona rural de Mossoró. A ação faz parte do Projeto Mossoró Rural e terá consultoria do SEBRAETEC, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).

Foram contempladas três famílias na comunidade de Cabelo de Nego, duas no Assentamento Boa Fé e uma em Mulugunzinho. Gerente do Desenvolvimento Rural da SEADRU, o agrônomo Raniere Barbosa destacou que o objetivo desta atividade é melhorar os plantios já existentes nestas localidades para substituição de copa com os clones de caju entregues às famílias assistidas no "Mossoró Rural".

“São clones genéticos que são coletados de uma matriz desenvolvida pela Embrapa. Eles são cajueiros de alta produtividade. Durante a consultoria vai ter orientação de plantio, poda e melhoramento do cajueiro já existente”, disse Raniere.

O agrônomo ressalta ainda que a entrega é apenas uma parte do processo, sendo que o objetivo maior é a condução de todo o cajueiro já existente e o melhoramento. “Eles vão ter na oportunidade cajueiro para fazer a coleta de material genético para enxertar o cajueiro já existente. Eles vão ter um cajueiro de excelente qualidade”.


Podcast Mais Mossoró





Deixe seu comentário


0 Comentário(s)