Terça-feira - 12/04/2022

Projeto “Família e Escola” realiza primeiro encontro de formação do ano

Por: Maricelio Almeida
Foto: Allan Phablo (Secom/PMM)

A Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio da Coordenadoria de Psicopedagogia, realizou na tarde desta terça-feira (12), o primeiro encontro de formação do ano do projeto “Família e Escola: fortalecendo vínculos, construindo parcerias”. A atividade aconteceu na Sala Padre Mota, da Faculdade Católica do Rio Grande do Norte (FCRN), tendo como público-alvo gestores e supervisores da Rede Municipal de Ensino.

O evento contou com palestra ministrada pelo professor e psicólogo Maycon Costa, que trouxe ao debate o tema “Perspectivas e desafios de um novo começo: ressignificando o processo ensino-aprendizagem”. “Esse encontro tem como objetivo refletir sobre o processo de ensino-aprendizagem na perspectiva de ressignificar saberes e práticas”, destacou a coordenadora de projetos da Coordenadoria de Psicopedagogia da SME, professora Eliane Araújo.

A professora explica que o projeto é realizado em três etapas, executadas de forma simultânea. “Temos esse encontro de formação com os gestores e supervisores, um encontro realizado pela Coordenadoria de Psicopedagogia com todas as famílias atendidas da rede, pelo YouTube, e ainda encontros de formação realizados pelas escolas com as famílias, cada uma no seu contexto”, acrescenta Eliane Araújo.

Valdinele Leão, supervisora do Núcleo Municipal de Educação Rural (NMER) Cornélio Barbalho, localizado na comunidade de Riacho Grande, zona rural, reforça a importância do encontro ocorrido nesta terça-feira (12). “É um momento de grande significado, uma troca de experiência. Nós, enquanto supervisores e diretores, estamos buscando aperfeiçoar os nossos conhecimentos e estreitar os laços com a família, que é o nosso grande objetivo”, disse.

A supervisora da Unidade de Educação Infantil (UEI) Zezinha Gurgel, Anábia Oliveira, também esteve presente no encontro de formação, ressaltando a relevância e a necessidade da parceria entre a escola e a família.  “A escola sozinha forma e a família educa, agora se nós, juntos, trabalharmos família e escola, estaremos formando um cidadão pronto para a sociedade”, pontuou.

Vanúzia Saldanha, diretora da Escola Municipal Professor Antônio Morais Filho, complementa que as formações promovidas pela Secretaria de Educação colaboram de forma expressiva para a superação dos desafios que se impõem nesse processo de retomada das aulas presenciais.

“As formações são muito importantes, pois elas nos ajudam com essas temáticas que são trabalhadas também com as famílias, principalmente nesse momento de retomada. Estamos construindo novas formas de ensino. Saímos das aulas remotas e encontramos tudo diferente, precisamos desses momentos de formação para compreendermos as situações diversas, as mudanças, o novo olhar para a educação”, concluiu.