Tamanho da fonte

 Agricultura  Meio Ambiente
Terça-feira - 19/04/2022

“Mossoró Verde” destaca potencial dos quintais produtivos na comunidade Bom Destino

Por: Thiago Braga
Foto: Divulgação/PMM

Nesta terça-feira (19), a Prefeitura de Mossoró realizou ação junto às famílias da comunidade rural de Bom Destino com destaque para as potencialidades dos quintais produtivos. A ação faz parte do mutirão de boas práticas sustentáveis promovidas pelas equipes do programa “Mossoró Verde”.

Os moradores participaram de mais uma ação do programa que vem percorrendo comunidades da zona rural e bairros da zona urbana, a partir do trabalho da Secretaria de Infraestrutura, Meio Ambiente, Urbanismo e Serviços Urbanos (SEIMURB) e da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEADRU).

Na oportunidade, os técnicos do programa ofertaram aos moradores uma oficina sobre quintais produtivos. Iniciativa importante para destacar as riquezas naturais e como trabalhá-las a partir do que é gerado pelas próprias famílias no campo.

“No trabalho que promovemos nesta ação levamos o conhecimento ensinando técnicas como a compostagem que faz o reaproveitamento de resíduos oriundos dos quintais dessas famílias. Realizamos toda a orientação necessária para um uso sustentável desses resíduos que antes eram descartados e que são transformados em adubos para as plantas, inclusive, melhorando o solo”, destacou Raniere Barbosa, engenheiro agrônomo e gerente de Desenvolvimento Rural.

As equipes do “Mossoró Verde” também realizaram apresentação do programa, bem como ouviram as demandas das famílias em suas particularidades a partir de suas vivências no dia a dia. “O objetivo da ação na zona rural é ajudar as famílias a serem autossustentáveis, garantindo a segurança familiar. A partir dos resíduos orgânicos e outros tipos de materiais, as famílias aprendem a fazer a compostagem que é muito importante para sua produção alimentar”, pontuou Zildenice Guedes, gerente de Educação Ambiental do município.

Além da consultoria técnica com o agrônomo, os moradores receberam mudas de plantas frutíferas e medicinais. “Realizamos a distribuição de mudas medicinas e frutíferas de acerola, manga, caju, tamarindo, pinha entre outras. Trata-se de uma ação importante para garantia de segurança alimentar. É interessante, pois essas plantas dão frutos que servem para consumo de sucos e as outras medicinas no uso de chás”, explicou Raniere Barbosa,

O cronograma de ações do “Mossoró Verde” segue com plantio de mudas na próxima terça-feira (26), às 8h, no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Jardim das Palmeiras.


Podcast Mais Mossoró





Deixe seu comentário


0 Comentário(s)