Sexta-feira - 15/07/2022

Vacinação contra a raiva na zona urbana ocorre em 10 pontos nesta sexta-feira

Foto: Wilson Moreno (SECOM/PMM)

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), disponibilizou nesta sexta-feira (15) um total de 10 pontos para a continuidade da vacinação antirrábica na zona urbana do município. A adesão da população nesta primeira ação em bairros da cidade foi bem positiva. Em vários pontos o estoque teve que ser reposto pela quantidade de animais vacinados. A imunização estava prevista para até as 13 horas ou enquanto durar o estoque.

Houve a imunização de cães e gatos nas Unidades Básicas de Saúde Cid Salém, no bairro Abolição IV; Ildone Cavalcante, no Barrocas; Lahyre Rosado, no Sumaré; Maria Neide, no Dom Jaime Câmara; Francisco Pereira Azevedo, no Liberdade I; Maria Soares, no Alto de São Manoel; Chico Porto, no Aeroporto; Francisco Nazareno, no bairro Dix-sept Rosado; e José Leão, no Alto da Conceição. O 10º ponto escolhido é a Praça Américo Simonetti, no bairro Abolição V.

Responsável técnico pela vacinação antirrábica em Mossoró, Genycleiton Gois destacou o papel importante da imunização dos animais domésticos. “Por várias vezes deixamos claro que a raiva é uma doença praticamente letal. É uma zoonose transmitida do animal para o homem”, iniciou.

“Ela se caracteriza uma encefalite aguda e progressiva que pode chegar de estágios iniciais, que pode ser de maneira inespecífica, que não podemos detectar, mas quando progride para neurológico praticamente é irreversível”, complementou.

Morador do bairro Barrocas, João Batista de Souza levou dois pequenos cães para serem imunizados contra a doença. Ele reside próximo à UBS Ildone Cavalcante e aproveitou a ação para vacinar os animais. ““Aproveitei que o ponto é próximo a minha casa e vim vacinar os dois cachorros que tenho. A vacinação é bem-vinda e traz uma segurança pra gente”.

Também quem levou o animal de estimação para se vacinar contra a raiva foi Sebastião Manoel. Mesmo morando em outro bairro, ele fez questão de imunizar pela primeira vez o cachorro. Sebastião reside no Santo Antônio e contou que é uma segurança a mais essa vacinação.

“Ele é novinho, então é a primeira vez que está se vacinando. Eu moro em outro bairro e como essa UBS teve a vacinação eu vim para vacinar o animal. Com a vacinação temos a garantia da segurança dos animais. Eu quero a segurança dele e de todos”.

Genycleiton informou também que a logística de vacinação foi montada e que semanalmente outros bairros serão contemplados com a campanha. “Começamos esta semana com esses bairros divulgados. Na próxima semana vamos para outros bairros”.

A vacinação contra a raiva também está sendo realizada na sede do Centro de Controle de Zoonoses, localizada à rua Moisés da Costa Lopes, nº 83, bairro Nova Betânia. A imunização ocorre de segunda a quinta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 16h. Às sextas-feiras a vacinação acontece das 7h às 13h.

De acordo com o CCZ, a estimativa é imunizar 80% dos 38.118 animais domiciliares na segunda maior cidade do Rio Grande do Norte. A campanha de vacinação antirrábica se estenderá até o dia 2 de setembro. O Dia D de vacinação ocorrerá em 20 de agosto.

O vírus da raiva é um dos mais letais da natureza e provoca no ser humano e nos animais encefalite aguda e progressiva, que pode levar à morte.