Governo
Quarta-feira - 20/07/2022

Articulação do programa “Prefeito Amigo da Criança” participa de encontro em Recife

Por: Maricelio Almeida
Foto: Divulgação (PMM)

A Prefeitura de Mossoró participou nesta quarta-feira (20) de evento promovido pela Fundação Abrinq em Recife, Pernambuco. O “Encontro com Prefeitos da Região Nordeste” contou com a presença da ouvidora-geral e articuladora municipal do programa “Prefeito Amigo da Criança”, Janaína Holanda.

“Foi uma manhã muito proveitosa, em que prefeitos dos municípios que estão participando da edição 2021-2024 do programa tiveram a oportunidade de reafirmar o compromisso com as crianças e adolescentes. Foi um momento de interlocução entre esses municípios, troca de ideias para fortalecer as políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes”, destacou a articuladora.

O programa “Prefeito Amigo da Criança” está na sua 7ª edição, oferecendo suporte técnico para que os gestores possam implementar ações e políticas públicas que resultem em avanços na garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes e consequentemente mecanismos recomendados pela Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Uma das estratégias do programa é a elaboração de diagnósticos dos municípios por meio do preenchimento de mapas, conjuntos de questionários que visam produzir um perfil sobre a realidade local da infância e da adolescência que possa subsidiar o prefeito a definir metas, prioridades e estratégias para a evolução dos indicadores sociais.

“Mossoró está em dia com todas as responsabilidades, com aquilo que é exigido tanto pelo programa ‘Prefeito Amigo da Criança’ quanto pelo Selo Unicef. Agora, vamos sequenciar esse trabalho, com a construção do Plano Municipal para a Infância e Adolescência, o PMIA, bem como a execução do Orçamento Criança e Adolescente (OCA), com capacitações que se iniciam em setembro”, ressaltou Janaína Holanda, acrescentando ainda:

“Vamos continuar com as ações que estão sendo realizadas, acompanhar os prazos, para que consigamos executar um trabalho relevante que possa impactar positivamente a vida de crianças e adolescentes e assim obtermos a certificação, que é a concretização, a coroação de ações bem-sucedidas voltadas às crianças e adolescentes do nosso município”, concluiu.