Mossoró celebra bicentenário da Independência do Brasil com desfile cívico-militar

Por: Wesley Duarte
Foto: Wilson Moreno (Secom/PMM)

Nesta quarta-feira (7), o Brasil comemorou o bicentenário da Independência, a data foi celebrada em Mossoró com desfile cívico-militar. Na avenida Alberto Maranhão, a sociedade voltou a acompanhar o cortejo após dois anos sem acontecer em decorrência da pandemia da Covid-19.

As celebrações foram iniciadas em frente à Escola de Artes de Mossoró. Na oportunidade, o prefeito Allyson Bezerra, secretário municipal de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito, Cledinilson Morais, e o coronel Walmary Costa, do Comando de Policiamento Regional (CPR) 1, da Polícia Militar, fizeram revista às tropas.

No adro da Capela de São Vicente houve hasteamento das bandeiras e execução do Hino Nacional pela Banda Sinfônica Artur Paraguai. Em seguida foi iniciado o cortejo com alunos da Rede Municipal de Ensino, fanfarras independentes, alunos da Escola do Serviço Social da Indústria (SESI), grupos de escoteiros e movimentos sociais.

O desfile foi finalizado com as forças de segurança: Tiro de Guerra, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, 2º Batalhão de Polícia Militar, 12º Batalhão de Polícia Militar, Polícia Civil, Departamento de Polícia Rodoviária Estadual, Guarda Civil Municipal, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, agentes municipais de trânsito e SAMU.

O mossoroense Alfredo Pereira acompanhou de perto as apresentações do desfile cívico-militar. “A Prefeitura resgata o 7 de setembro, muita gente prestigiando, agradeço pelo trabalho que está sendo realizado. As apresentações hoje foram ótimas”, contou.

"A Secretaria de Cultura está participando junto às demais secretarias da organização. O mês de setembro inteiro é onde nós estaremos comemorando o bicentenário, incluindo em paralelo ao 7 de setembro, o auto da liberdade e o cortejo no dia 30”, enfatizou Etevaldo Almeida, secretário de Cultura.

Secretário de Segurança, Cledinilson Morais evidencia o retorno do desfile da Independência após ser paralisado pela pandemia. “Após dois anos de pandemia retomamos o evento com toda força. Estamos comemorando o bicentenário da Independência do Brasil, uma data muito importante não só para a população de Mossoró, mas para toda a população brasileira”, destacou Cledinilson Morais, secretário de Segurança.

O Exército Brasileiro, em Mossoró representado pelo Tiro de Guerra 07/010, participou das celebrações. O subtenente Carlos Otávio comentou sobre as comemorações da Independência. “Uma dia de festa para todos nós brasileiros. Há duzentos anos, Dom Pedro I proclamou a Independência do Brasil. E nós como brasileiros temos que celebrar essa data e sermos patriotas todos os dias”, disse.

“Hoje é um dia onde liberdade e independência vêm à tona em nossa memória, são valores primordiais trabalhados na Rede Municipal de Ensino. Hoje é a culminância das nossas atividades, inclusive realizadas durante todo o ano, onde as escolas têm semanalmente momentos cívicos, onde os valores nacionais são apresentados e resgatados”, pontuou Hubeônia Alencar, secretária de Educação.