Quarta-feira - 05/10/2022

Campanha “Outubro Rosa” é lançada em Mossoró

Foto: Wilson Moreno (SECOM/PMM)

Foi lançada nesta quarta-feira (5) a edição 2022 da campanha “Outubro Rosa” em Mossoró. A cerimônia ocorreu no auditório da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FACS/UERN). As atividades programadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) acontecerão nos diversos equipamentos ligados à pasta relativos à temática.

Pela programação consta que as ações ocorrerão até o dia 30 deste mês. Haverá nesse período salas de espera, calçada amiga, rodas de conversa, palestras educativas sobre os fatores de risco e prevenção ao câncer de mama e do colo do útero, entre outras.

“Estamos trabalhando de forma integrada. Vamos unir forças com vários parceiros durante todo este mês que é dedicado ao combate contra essas doenças. Lembramos que as ações que ocorrerão neste mês no Município já são realizadas durante todo o ano. Em outubro, por conta da data, intensificamos essas ações”, disse Suiann Costa, coordenadora da Política de Atenção Integral à Saúde da Mulher da SMS.

Diretora da Atenção Básica, Katiana Aquino destacou que a programação será extensa durante todo este mês. “Nós iremos trabalhar em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), como também no PAM do Bom Jardim e no AMI (Ambulatório Materno Infantil). Nas UBSs iremos intensificar a temática com rodas de conversa e levar as informações sobre prevenção e cuidados que devemos ter e reduzir ao máximo o risco das mulheres em pegar essas doenças”.

A nutricionista Luanda Mezaab participou da abertura e tratou sobre alimentação saudável. Ela contou, citando dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), que 30% de todos os cânceres podem ser reduzidos ou prevenidos se a população realizar mudanças simples na alimentação e na prática da atividade física.

“Eu não estou falando de alimentos que sejam de difícil acesso. Estou falando de alimentos que sejam da nossa região, alimentos baratos como banana, goiaba, acerola que fazem parte da nossa região, como também o jerimum. Eles são alimentos riquíssimos em nutrientes que podem vir sim a ajudar na prevenção do câncer”.

Robinson Amorim, gestor executivo de saúde da Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer, alerta que quanto antes o câncer é diagnosticado e tratado a possibilidade de cura passa dos 90%. “Quanto antes identificar e iniciar o tratamento é importante para sua vida. Iniciando o tratamento precoce tem mais de 95% de chances de cura. O tempo conta muito”, disse.

A prevenção do câncer de mama começa com o autoexame, que a própria mulher deve fazer mensalmente a partir dos 20 anos de idade, apalpando as mamas. Ele deve ser feito entre o quarto e o sexto dia depois do fim do fluxo menstrual.

Além do autoexame, é importante que mulheres acima de 50 anos realizem a mamografia de rastreamento, mesmo sem perceber nenhum sinal ou sintoma. Esse é o único exame que permite descobrir o tumor em sua fase inicial.

É importante ficar atenta a sinais e sintomas como: nódulos palpáveis na mama ou região das axilas; alterações na pele que recobre o local do nódulo; região da mama com aspecto parecido a uma casca de laranja; saída de secreção.