Quarta-feira - 05/10/2022

Poliomielite: secretaria realiza busca ativa em escolas da rede privada

Foto: Wilson Moreno (SECOM/PMM)

Além das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) realizando buscas ativas em seus territórios, a Atenção Primária, juntamente com o Programa Nacional de Imunização (PNI), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciou estratégia de vacinação nas escolas da rede particular de ensino em Mossoró. Nesta quarta-feira (5) as equipes da Saúde da Família realizaram a vacinação contra a poliomielite no Instituto Do Re Mi e no Adoleta.

A diretora da Atenção Primária da SMS, Katiana Aquino, destacou que a iniciativa partiu de uma equipe de uma UBS que realizou a estratégia na semana passada e passou que um grande número de crianças não haviam recebido a vacina contra a pólio e decidiu realizar em outras escolas particulares no município.

“Entramos em contato com essas duas escolas e iniciamos hoje (quarta-feira) essa busca ativa e a vacinação contra a poliomielite. Essa estratégia foi a partir de uma unidade de saúde que fez essa ação na semana passada e nos passou que um grande número de crianças ainda não tinha aderido a vacina. O nosso intuito é vacinar o mais possível de crianças e aumentar a cobertura vacinal”, disse.

O coordenador de Imunizações da SMS, Etevaldo Lima, explicou que esse trabalho já foi realizado nas escolas da rede pública de ensino e que as escolas da rede particular que tiver interesse pode procurar a Secretaria de Saúde para essa busca ativa.

“As escolas que tem crianças na faixa etária de 1 ano a menores de 5 anos podem entrar em contato com a Secretaria de Saúde de Mossoró para agendar a visita de nossas equipes. Os pais autorizam e a gente realiza a vacinação. Temos ainda um grande número de crianças que precisam se vacinar contra a pólio”, explicou.

Atualmente, Mossoró tem cobertura vacinal contra a pólio de pouco mais de 40%.