Quarta-feira - 26/10/2022

Mutirão de espirometria segue até a próxima sexta-feira na UBS dos Teimosos

Foto: Wilson Moreno (SECOM/PMM)

Segue até a próxima sexta-feira (28) o mutirão de espirometria na Unidade Básica de Saúde (UBS) Duclécio Medeiros, no bairro Teimosos. São esperados a realização de 70 exames neste segundo momento da ação. No mês passado, a Prefeitura de Mossoró, em parceria com a empresa Behringer, iniciou o procedimento, que teve boa aceitação da população e zerou a fila existente no município.

Diretora da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Katiana Aquino ressaltou que as pessoas estão sendo contatadas para irem até a unidade de saúde e realizarem o exame na cabine de biossegurança desenvolvida pela farmacêutica.

“Nós ainda não concluímos o número de vagas para esse segundo mutirão. Temos disponibilidade de 70 vagas. É possível que você procure a UBS mais próxima e que seja encaminhado para realizar o exame ainda esta semana”, disse.

O procedimento é realizado numa cabine de biossegurança projetada pela farmacêutica. A cabine é completamente fechada. O isolamento e a filtragem microbiológica do ar reduzem o risco de contaminação para técnicos, médicos, demais pacientes e profissionais de saúde.

O exame é realizado gratuitamente. Aline Bezerra, que mora no bairro Planalto 13 de Maio, levou seu filho Luís Aslan, de 8 anos, para fazer o exame no equipamento disponibilizado na unidade.

“Estou aproveitando esse mutirão e vendo meu filho fazer esse exame. Ele tem um problema respiratório. Já estava com o exame para fazer, mas como no particular é muito caro não tinha condições de fazer. O pessoal da Secretaria me ligou e fiquei muito satisfeita por ter conseguido”, disse Aline.

“Fiquei sabendo desse exame e trouxe meu pai. É muito gratificante para a gente fazer esse exame. Como ele é muito caro a gente não tinha condições de fazer”, falou Luciente Cabral, que mora no bairro Santa Delmira, e levou seu pai de 81 anos à UBS Duclécio Medeiros para realizar o procedimento.

Espirometria é um exame em que o paciente sopra em um aparelho para medir a sua capacidade e a função pulmonar, podendo disseminar aerossóis – que podem conter microrganismos como bactérias, vírus da gripe e o coronavírus SARS-CoV-2 (causador da Covid-19).