Tamanho da fonte

 Educação
Terça-feira - 08/11/2022

“Mossoró Cidade Educação”: Prefeitura lança programa de investimentos na Rede Municipal de Ensino

Por: Diego de Carvalho
Foto: Allan Phablo e Wilson Moreno (Secom/PMM)

Um programa que não se resume a uma gestão e que entende a educação como uma política de governo e não de mandato. O “Mossoró Cidade Educação”, lançado na manhã desta terça-feira (8), surge com a proposta de revolucionar a Rede Municipal de Ensino, a partir de um olhar diferenciado e investimentos nunca antes realizados na cidade, quando se trata de educação.  

O programa foi apresentado pelo prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, em evento realizado no Ginásio de Esporte Pedro Ciarlini. Na ocasião, o gestor detalhou ao público presente, formado por estudantes, pais, professores, diretores, supervisores e demais autoridades, a importância do “Mossoró Cidade Educação”.

“Apresentamos hoje, aqui, um conjunto de ações, obras e programas que vão beneficiar a população do município. Vamos investir fortemente na infraestrutura das escolas. Já entregamos aos mossoroenses várias obras, escolas construídas, reformadas e que passaram por manutenção. E, como parte do ‘Mossoró Cidade Educação’, definimos uma programação de investimentos e ações até o ano de 2025. Com isso, mais de 70 escolas serão completamente reformadas, mais de 10 escolas, ampliadas, construiremos 10 unidades de ensino, entre creches e escolas, e todas as escolas serão climatizadas e receberão nova mobília e eletrodomésticos. Também investiremos em Centros de Referência em Educação Integral”, disse o chefe do Executivo Municipal.    

A Prefeitura de Mossoró apresenta com o programa investimentos que contemplam a educação em todas as suas dimensões: pedagógica, administrativa e financeira, por meio de eixos, como a infraestrutura das escolas e Unidades de Educação Infantil (UEIs); novas tecnologias; transporte escolar; formação/capacitação de profissionais; valorização do servidor; garantia da merenda escolar de qualidade para as crianças; entre muitos outros.

“O programa é o maior pacto pela educação de Mossoró firmado pela atual gestão e que não se limitará a ela. É um grande passo que ultrapassará gestões, cujos resultados veremos a curto, médio e longo prazo. O ‘Mossoró Cidade Educação’ representa o maior investimento concentrado/sistematizado na educação do município em toda a sua história. Vale destacar que, em muitas unidades, os benefícios já começaram a chegar. É o caso, por exemplo, das 14 entregas que já realizamos desde o início da nossa gestão”, destaca a secretária municipal de Educação, Hubeônia Alencar.

Todas as unidades da Rede Municipal de Ensino serão contempladas com ações do “Mossoró Cidade Educação”, que beneficiarão mais de 22 mil alunos, a partir de investimentos, como a instalação de mais de 2,2 mil centrais de ar; aquisição de mais de 6 mil equipamentos de informática; mais de 10 mil carteiras novas para todas as unidades de ensino; e mais de 14 mil equipamentos (birôs, armários, lousas, fogões, bebedouros, geladeiras, máquinas de lavar, freezers, aparelhos de TV e muitos mais).

Com o programa, também serão criados Centros de Referência em Educação Integral, sendo o primeiro instalado em 2023, na UEI Elineide Carvalho Cunha (Planalto 13 de Maio), e o Centro Municipal de Tecnologia e Inovação, além de polos para o ensino de cursos de idiomas para alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Haverá ainda a distribuição de mais de 66 mil unidades do novo fardamento e kits escolares em 2023, realização de concurso público, bem como a continuidade do trabalho de manutenção, reforma ou construção de escolas e UEIs.

“O ‘Mossoró Cidade Educação’ é o nosso compromisso com um mundo melhor, pois acreditamos que essa melhoria acontecerá por meio da educação. Somente a educação é capaz de transformar as pessoas que, por sua vez, mudarão o mundo, construindo uma sociedade melhor para se (con)viver”, finalizou a secretária Hubeônia Alencar.

 

 

 

 


Podcast Mais Mossoró





Deixe seu comentário


0 Comentário(s)