Educação  Esporte e Juventude
Quinta-feira - 10/11/2022

Abertura da XXIII edição dos Jogos Escolares de Mossoró acontece nesta sexta-feira

Por: Maricelio Almeida
Foto: Allan Phablo (Secom/PMM)

Será aberta nesta sexta-feira (11), às 9h, a XXIII edição dos Jogos Escolares de Mossoró (JEMs). A cerimônia acontecerá no Ginásio de Esporte Pedro Ciarlini. A competição, promovida pela Secretaria Municipal de Educação (SME) e Secretaria Municipal de Esporte e Juventude (SEMEJ), reúne mais de 2,5 mil estudantes de 72 diferentes unidades de ensino, da Rede Municipal, Estadual, Privada e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

Os JEMs seguem até o dia 24 deste mês, com alunos de 11 a 17 anos inscritos em 10 modalidades (Atletismo, Basquete, Futebol, Futsal, Handebol, Voleibol Indoor, Voleibol de Praia, Karatê, Xadrez e Badminton), nas categorias Mirim, Infantil e Juvenil. Os jogos serão realizados em diferentes espaços do município.

“Contamos com 25 escolas da Rede Municipal; 27 escolas da Rede Estadual; uma escola da Rede Federal e 19 escolas da Rede Particular, totalizando 72 unidades de ensino, com 2.577 participantes em jogos congregados em 10 modalidades esportivas. Os JEMs configuram-se como o maior evento esportivo escolar de Mossoró”, pontua o professor Hélio Oliveira, presidente da comissão organizadora do evento.

A primeira disputa dos JEMs acontece nesta sexta-feira (11), às 13h, no Ginásio Pedro Ciarlini, quando as equipes de Voleibol Indoor iniciam a competição. Os jogos da modalidade seguem nos dias 12, 15, 16, 17, 18 e 19, com partidas começando, em geral, às 7h45.

Na segunda-feira (14), tem início a modalidade Futsal, com jogos no Pedro Ciarlini a partir das 7h15. As partidas de Handebol também começam na segunda, a partir das 7h15, no Colégio Diocesano Santa Luzia, escola que também sediará os jogos de Basquete, que começam na segunda, às 11h30.

Ainda na segunda-feira (14), os estudantes inscritos na modalidade Xadrez estarão reunidos para a disputa, a partir das 8h, na Escola Municipal Maurício Fernandes. As partidas da modalidade Futebol começam a ser disputadas na terça-feira (15), no Estádio Manoel Leonardo Nogueira (Nogueirão), a partir das 14h15.

O Nogueirão também será palco das provas de pista e de campo da modalidade Atletismo, a partir do dia 15, com a competição sempre iniciando às 8h. No dia 18, serão promovidos, no Colégio Mater Christi, os jogos de Badminton, pela manhã e à tarde. Já as equipes inscritas na modalidade Voleibol de Praia irão competir no campus Central da Universidade do Estado do RN (UERN), entre os dias 19 e 24.

“Além da importância sob o ponto de vista do incentivo ao esporte, ao lazer, e do trabalho integrado das Secretarias de Educação e Esporte e Juventude, a retomada dos jogos é um momento significativo, oportunidade em que trabalhamos coletivamente as habilidades esportivas, além das habilidades de integração de equipes”, finalizou a secretária municipal de Educação, Hubeônia Alencar.