Sexta-feira - 11/11/2022

“Semana da Gentileza” mobiliza toda a Rede Municipal de Ensino de Mossoró

Por: Maricelio Almeida
Foto: Wilson Moreno (Secom/PMM)

Escolas e Unidades de Educação Infantil (UEIs) de toda a Rede Municipal de Ensino de Mossoró se mobilizaram ao longo dos últimos dias promovendo uma série de ações voltadas à “Semana da Gentileza”, atividade que integra o projeto “Laços em nós: reconectando vivências e emoções” e o movimento “Ser Gentil”.

Durante a semana, alunos, familiares, servidores, professores, gestores e supervisores participaram de uma programação especial, em que foram abordadas as boas práticas de convivência que inspiram gentileza e generosidade, a partir de diversas ações, como palestras, exibição de vídeos, vivências, contação de histórias, poesia, música, entre outras.

“É um projeto essencial, sobretudo nessa era em que nós estamos, em que as pessoas retornam ao convívio social após uma pandemia. Nesta semana, a Rede Municipal inteira desenvolveu ações no sentido da gentileza, da importância do cuidado com o próximo, de ser gentil. A gentileza não exige muito de nós, é uma coisa simples e que contagia”, pontuou a secretária municipal de Educação, Hubeônia Alencar.

Nesta sexta-feira (11), as unidades de ensino da Rede Municipal promoveram a culminância da “Semana da Gentileza”. Na Escola Municipal Manoel Assis, por exemplo, toda a comunidade foi envolvida na atividade. “Trabalhamos o conceito da gentileza e adequamos isso aos nossos conteúdos, nossa grade curricular. Na culminância, as crianças realizaram apresentações, produziram mensagens, poemas e algumas mensagens foram entregues aos pais que estiveram presentes”, relatou a professora Luana Gonzaga.

“A escola já vinha trabalhando o projeto ‘Valores e Emoções’, e dentro dessa semana a gente abordou a temática da gentileza, realizando a culminância com as turmas do 1º ao 5 º ano do Ensino Fundamental. Cada professor, junto com o supervisor, trabalhou um tema e estamos apresentando à comunidade escolar e aos pais”, complementou Marleide Alves, diretora da Escola Manoel Assis.

Sueldo Marques, pai de aluna matriculada na Manoel Assis, aprovou a programação desenvolvida na escola. “Acho muito importante debater esse tema. Como vimos aqui, gentileza gera gentileza. Nós precisamos de gentileza em todos os aspectos da nossa vida, seja na área acadêmica ou na área profissional”, disse.

“A gentileza é muito importante, porque se não tiver gentileza o mundo vai ficar feio, todo mundo vai ficar brigando. Eu gostei muito das apresentações”, afirmou a estudante Anne Sophia Marques. “Eu amei essa semana, porque eu aprendi muito sobre a gentileza. Fiz muitas atividades sobre o que era gentileza. Achei muito legal a experiência, eu amei muito”, acrescentou a aluna Karoline Wanessa.

A coordenadora do projeto “Laços em nós”, Eliane Xavier, avalia de forma positiva a “Semana da Gentileza”. “É necessário construir uma comunidade escolar que conviva de forma harmoniosa, favorecendo os contextos interpessoais e intrapessoais. A campanha ‘Ser gentil’ teve uma grande adesão nas UEIs e escolas. Muitas foram as ações, desenvolvidas com alunos, famílias, funcionários, gestores, supervisores, professores, ações que reverberam nos contextos da comunidade local e também por toda cidade”, finalizou.