Assistência Social e Cidadania
Quarta-feira - 23/11/2022

Cursos oferecidos pela Semasc ajudam jovens e adultos à inserção no mercado de trabalho

Por: Edinaldo Moreno
Foto: Wilson Moreno (SECOM/PMM)

Ao longo de 2022, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASC) vem executando diversos cursos para jovens e adultos no município de Mossoró. A previsão da Semasc é qualificar mais de 1,2 mil pessoas para o mercado de trabalho a partir dos cursos que estão sendo ofertados através da Gerência de Programas e Projetos da pasta municipal neste ano.

Até o momento, a Semasc concluiu nove cursos. Foram qualificados neste período 686 alunos. Até o final do ano a pasta concluirá outros cinco cursos e a previsão é de qualificar 540 pessoas inscritas nestes cursos. “Iremos finalizar 2022 com 1.226 qualificações. Nós já formamos quase 700 pessoas até este mês de novembro e estamos com mais de 500 alunos em andamento”, explicou Jefferson Medeiros, gerente de Programas e Projetos da Secretaria de Assistência Social e Cidadania.

Jefferson Medeiros destaca que os cursos são direcionados tanto para jovens como para adultos. “Os nossos cursos são tanto para os jovens, aqueles que estão em busca de uma primeira oportunidade de trabalho, como também para adultos que já trabalham e querem aproveitar esses cursos para se reciclarem na vida profissional”.

Victor Dias é um dos quase 700 alunos capacitados em um dos cursos ofertados pela Semasc. O ex-aluno do curso básico em doceria e também de fotografia básica destacou que a partir do curso em doceria conseguiu colocar em prática seu dom e também entrou na faculdade de gastronomia.

“A partir do curso em doceria consegui a oportunidade de ter a prática onde me foram apresentados várias formas de fazer bolos, doces, tortas e biscoitos. Eu me apaixonei por confeitaria e, por meio dela, já ingressei na faculdade de gastronomia e planejo seguir nessa área”.

Mariana Taís participou do curso bolos para café e destacou a importância dele para o seu dia a dia na profissão de doceira. Ela disse que a partir do curso e do que aprendeu o número de encomendas de seus produtos deu salto.

“Foi muito importante para mim fazer esse curso e está me ajudando muito hoje em dia. A partir dele comecei a fazer bolos e estamos com encomendas já. Foi maravilhoso essa oportunidade que a Prefeitura deu e está me ajudando muito em pedidos. A partir desse curso dei continuidade. Eu já fazia, mas era só em casa, mas depois do curso comecei a pegar a prática e está dando certo. Deu um grande empurrãozinho nas vendas”.

Formado em gastronomia, o instrutor dos cursos nessa área, João Carlos, ressalta os cursos sendo levados para os equipamentos da Prefeitura para qualificar a população mossoroense.

“Com baixo investimento, as pessoas conseguem já começar a vender e obter uma renda adicional ou mesmo uma única renda para sustentar suas famílias e seus lares. Estamos planejando todo o ano de 2023 com diversos cursos em outras áreas da gastronomia para oferecer à população de Mossoró”, finalizou.

Cursos de capacitação ofertados à população – 2022

CURSOS CONCLUÍDOS:

• Eletricista em energias renováveis (parceria com o IFRN): 122 alunos;

• Cuidador de idosos (parceria com o Senac): 18 alunos;

• Assistente administrativo (parceria com o Senac): 25 alunos;

• Webdesign (Estação Juventude - PMM e Senac): 140 alunos;

• Básico em doceria (Estação Juventude - PMM e Senac): 120 alunos;

• Fotografia básica (Estação Juventude - PMM e Senac): 80 alunos;

• Condutor de turismo (Estação Juventude - PMM e Senac): 40 alunos;

• Doces e biscoitos (curso ofertado pela Semasc nos CRAS): 79 alunas;

• Bolos para café (curso ofertado pela Semasc nos CRAS): 62 alunas.

• Total: 686 qualificações realizadas até o momento.

CURSOS EM ANDAMENTO:

• Microempreendedor Individual – MEI (parceria com a UFRN): 250 alunos;

• Vendedor (parceria com a UFRN): 150 alunos;

• Recepcionista (parceria com a UFRN): 100 alunos;

• Eletricista em energias renováveis (parceria com o IFRN): 40 alunos;

• Total: 540 qualificações em andamento.

Semasc finaliza 2022 com 1.226 qualificações