Quinta-feira - 24/11/2022

Cerimônia de premiação da V Fecirme acontece nesta sexta-feira no Teatro Municipal

Por: Maricelio Almeida
Foto: Arquivo | Wilson Moreno (Secom/PMM)

Acontece nesta sexta-feira (25) a cerimônia de encerramento e premiação da V Feira de Ciências da Rede Municipal de Ensino de Mossoró (FECIRME). O evento será realizado no Teatro Dix-huit Rosado, a partir das 8h, contando com a presença de alunos e familiares, professores, articuladores, diretores e equipe da Secretaria Municipal de Educação (SME).

Durante a solenidade, serão anunciados os nomes dos projetos vencedores da Fecirme, incluindo a entrega simbólica da bolsa mensal que será concedida, durante seis meses, à equipe (alunos e professor) que obteve o primeiro lugar na feira.

A bolsa é um incentivo a mais para promover o engajamento dos alunos em relação à ciência, a partir de um projeto aprovado, ainda em 2021, no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq): o “Feira de Ciências da Rede Municipal de Ensino - Fecirme: Inovação, Tecnologia e Pensamento Científico na Educação Básica”.

Foto: Arquivo | Walmir Alves (Secom/PMM)

As apresentações da V edição da Fecirme foram realizadas nos dias 15 e 16 de setembro, em uma estrutura exclusivamente montada para o evento, na Estação das Artes Elizeu Ventania. A Feira reuniu mais de 2 mil alunos, professores e visitantes, que acompanharam a programação em um pavilhão totalmente climatizado, que ofereceu bem-estar e conforto a todos os participantes.

O evento deste ano contou com outra novidade: a presença de estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Antes dos alunos apresentarem seus trabalhos na Fecirme, eles participaram da etapa da feira nas escolas, com apresentações realizadas durante o mês de agosto, quando mais de 500 projetos foram expostos, contemplando unidades tanto da zona urbana quanto da zona rural.

Secretária municipal de Educação, a professora Hubeônia Alencar lembra que o sucesso da feira é reflexo de um trabalho construído ao longo de todo o ano na Rede Municipal. "A realização da Feira de Ciências se constitui em um importante passo para que as crianças possam, de forma significativa, apresentar os resultados das aprendizagens desenvolvidas durante todo o ano. Além de despertar a curiosidade da criança para o conhecimento, a Fecirme também promove o letramento científico”, concluiu.

Foto: Arquivo | Walmir Alves (Secom/PMM)