Sexta-feira - 25/11/2022

Programação da I Semana de Arte e Cultura na Educação Infantil é finalizada

Por: Maricelio Almeida
Foto: Allan Phablo (Secom/PMM)

Chegou ao fim nesta sexta-feira (25) a programação da I Semana de Arte e Cultura na Educação Infantil, promovida em unidades da Rede Municipal de Ensino de Mossoró. Desde a segunda-feira (21), toda a comunidade escolar acompanhou uma série de atividades realizadas a partir do tema “Arte e cultura na infância: interações e brincadeiras”.

“Foi uma semana de atividades intensas e importantes para as crianças, principalmente por tais atividades envolverem os campos de experiências, como o conviver (eu, o outro e nós); corpo, gestos e movimentos; traços, sons, cores e formas. Além disso, a semana integra família e escola, reafirmando a importância da união dessas duas instituições para o desenvolvimento educacional das crianças”, destacou a secretária municipal de Educação, Hubeônia Alencar.

A secretária ainda acrescentou: “A educação deve ser vista como direito e também responsabilidade de todos. Especialmente esta semana toda a Educação Infantil destacou na prática a importância de se considerar a arte e a cultura como forma de desenvolvimento pessoal e para construção das aprendizagens significativas das crianças”.

Nesta sexta-feira (25), a culminância do projeto foi apresentada em equipamentos como a Unidade de Educação Infantil (UEI) Parque das Rosas, localizada no bairro Santa Delmira, que trabalhou o subtema “Brincadeiras de criança: como é bom”. “O brincar, a interação, tudo isso já é trabalhado com nossas crianças e durante o projeto foi desenvolvido por meio da cultura, da arte. Fizemos o resgate das brincadeiras, tendo em vista a importância da ludicidade na Educação Infantil”, pontuou a supervisora Gislânia Soares.

“As brincadeiras infantis, interativas são de fundamental importância para o desenvolvimento psíquico, emocional e cognitivo da criança, porque elas aprendem brincando. A Educação Infantil é a base que forma a criança, fazendo ela se desenvolver integralmente, por isso nós estamos intensificando essas atividades desde segunda, mas já fazemos isso no dia a dia”, complementou a também supervisora da UEI Parque das Rosas, Maria da Saúde.

Entre as brincadeiras tradicionais resgatadas na UEI durante a semana estão bambolê e amarelinha, como explica a professora Ariela Rocha. “Trabalhamos brincadeiras como amarelinha, bambolê, joguinhos com figuras geométricas e ao mesmo tempo cores, a questão dos números com o boliche, entre outras mais. A gente sabe o quanto a brincadeira é importante para o desenvolvimento da criança, que se encanta, se alegra com essas atividades, nesse lugar de partilha, de contato social uns com os outros”, frisou.

As crianças aprovaram a programação da Semana de Arte e Cultura. “Eu aprendi um monte de coisa, tipo pular, brincar. Eu gosto de estudar e quero ser professora”, afirmou a pequena Ana Clara, da UEI Parque das Rosas. “Foi boa essa semana. A gente vai apresentar tudo que a gente fez aqui na escola. A gente estuda e brinca”, contou Alice Marcelino, também matriculada na Unidade de Educação Infantil localizada no bairro Santa Delmira.

A presença dos pais também foi destaque durante a Semana de Arte e Cultura. “Eu tenho uma total admiração pela UEI. A gente tenta participar de tudo. Eu, mãe de dois, consigo conciliar e participar de tudo das crianças, faço por onde participar muito da escola e venho para todas as apresentações”, concluiu Andreza Lopes, que além de mãe de aluno é também membro do Conselho Escolar da UEI Parque das Rosas.