Mossoró será o primeiro polo do RN a iniciar a Formação do Capacita SUAS

Por: Solange Santos

A Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), participou no último dia 29 da aula inaugural de abertura do Programa Nacional de Capacitação do Sistema Único de Assistência Social (Capacita SUAS) no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN, em Natal.

O Capacita SUAS se constitui em uma importante iniciativa do governo federal, apoiada pelos estados e municípios, a qual contempla ações de capacitação e formação, em consonância com a Política Nacional de Educação Permanente do SUAS, visando fortalecer as práticas profissionais dos trabalhadores do SUAS. E tem como público-alvo gestores, conselheiros e técnicos da rede socioassistencial do SUAS.

Serão ofertados 4 cursos: A - Proteção Social no SUAS a Indivíduos e Famílias em Situação de Violência e outras violações de direitos: Fortalecimento da Rede Sócio assistencial; B - Gestão Orçamentária e Financeira do SUAS; C - Serviço de Acolhimento para Crianças e Adolescentes: Proteção Social Integral e Garantia de Direitos; D - Plano de Assistência Social.

Serão realizados na modalidade presencial, distribuídos em 5 polos/sedes: Natal, Pau dos Ferros, Santa Cruz, Mossoró e Caicó. Sendo que, Mossoró será o primeiro município polo a dar início a esse processo de capacitação profissional na Universidade Potiguar (UnP) no período de 5 a 9 de dezembro de 2022, das 8h às 17h.

Titular da pasta, Evanice Fernandes ressalta a importância dessa capacitação. “É de fundamental importância o processo de capacitação permanente dos técnicos, conselheiros e gestores da Política da Assistência Social, isso, por conseguinte, fortalece o SUAS, pois um profissional capacitado prestará um melhor atendimento aos usuários que dela necessita”, ressaltou.

Gerente executiva da gestão do SUAS, Rita de Cássia, uma das profissionais que se inscreveram para participar do programa de formação, ressaltou a importância de aperfeiçoar seus conhecimentos.

“Essas iniciativas são plausíveis, tendo em vista que a realidade é muito dinâmica e o profissional do SUAS tem que estar preparado para atuar, para dar respostas, principalmente porque lidamos com questões sociais complexas e isso se acentua mais ainda num contexto pós-pandêmico, o qual tivemos muitas repercussões e a capacitação permanente faz toda diferença na atuação”, pontuou.

O programa Capacita SUAS prevê beneficiar gratuitamente 3.315 trabalhadores,, sejam eles de nível superior ou médio, em conformidade com a matriz pedagógica, como também conselheiros(as) municipais de assistência social, inseridos na rede socioassistencial dos 167 municípios do Rio Grande do Norte.