Secretaria de Saúde participa de seminário de mobilização e articulação do PMPI

Foto: Divulgação/PMM

A Prefeitura de Mossoró e o projeto Primeira Infância Cidadã (PIC), realizado pela AVANTE, promoveram nesta terça-feira (6) o Seminário de Mobilização do Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI).

O PMPI é um instrumento que ajuda a organizar as forças municipais da gestão pública e a participação da sociedade, dos profissionais, para atender às demandas de toda a sociedade, de todos os cidadãos, no caso específico da primeira infância, de todas as crianças, de todas as infâncias do seu município.

Secretária de Saúde de Mossoró, Morgana Dantas participou do evento e destacou a iniciativa. “Estivemos juntos com representantes da AVANTE aqui em Mossoró, onde elas apresentaram uma pesquisa com entrevistas com crianças. Daí sairá o diagnóstico para a construção da primeira infância cidadã para que a gente esteja cuidando de nossas crianças”, disse.

“Nós precisamos reunir forças dos três setores (Educação, Saúde e Assistência Social) para mobilizar toda a sociedade em favor da primeira infância. Na ocasião, eu apresentei a escuta das crianças que foi feita dentro da trilha formativa do PMPI para que nós compreendêssemos que as crianças têm opiniões sobre a realidade, elas têm muitas demandas e desejos”, explicou Iany Bessa, formadora do projeto Primeira Infância Cidadã (PIC).

“Esse é um projeto que exige muito do município e é bom ver a participação intersetorial das áreas de Educação, Saúde, Assistência Social, Conselhos Tutelares, de Direitos e também a participação do Ministério Público. Neste evento, particularmente, a gente teve uma boa representação de todas as áreas e tivemos o acolhimento. Agradeço muito às secretarias de Saúde e Assistência Social”, ressaltou a coordenadora-geral do PIC, Ana Luzia Burato.