Assistência Social e Cidadania
Segunda-feira - 12/12/2022

Desembargadores e CNJ visitam Escritório Social

Por: Solange Santos
Foto: Allan Phablo (Secom/PMM)

A Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), recebeu, na tarde desta segunda-feira (12), a visita de desembargadores e juízes no Escritório Social do município para abordar o compromisso com a atenção às pessoas egressas, ressaltando a política de trabalho.

“Nós recebemos aqui, hoje, desembargadores do nosso Estado, a desembargadora Zeneide Bezerra, o desembargador Saraiva, também a representação de desembargadores do nosso País, através do Conselho Nacional de Justiça, que vieram acompanhar Mossoró, que é pioneira, no Estado do Rio Grande do Norte, em criar o “Escritório Social”, um importante equipamento que atende egressos do sistema prisional, ou seja, que busca dar encaminhamento para o mercado de trabalho, assistência jurídica, que busca orientar um caminho, um norte. É uma ação importante”, pontuou o prefeito Allyson Bezerra.

A desembargadora Zeneide Bezerra trouxe alguns convidados do CNJ para conhecerem o trabalho que a Prefeitura de Mossoró tem realizado por meio da equipe da Semasc que atua no Escritório Social.

“Se recuperarmos um só, já estamos muito felizes. Na verdade, nós estamos, sim, recuperando vários e vários internos, através da nossa fala, carinho, amor, da capacitação que estamos oportunizando a eles, do apoio integral que estamos conferindo. Em Mossoró, hoje já temos o Escritório Social e vamos instalar no Fórum o Centro de Atenção às Vítimas, que são exatamente quaisquer vítimas, crianças, mulheres, homens, adolescentes, qualquer vítima que vai chegar ao Fórum e terá um ambiente da Sala Lilás destinado ao acolhimento. É um grande dia para nós, principalmente pelo olhar do CNJ numa cidade maravilhosa, onde, na primeira vez que falamos com o prefeito, ele já disse que queria todos os projetos. Enaltecer a sensibilidade do Executivo nesse sentido”, declarou a desembargadora Zeneide Bezerra.

Durante o encontro, a juíza Cíntia Cibelle abordou a importância do equipamento para os egressos, que, após cumprimento das penas, podem encontrar apoio para construção de uma nova vida, ter acesso a novas oportunidades.

“Nós vimos hoje exemplos que foram trazidos pela equipe do Escritório Social de muitos egressos que receberam estímulo de educação, e eles, como foi mencionado, depois que saem do cárcere, com esse estímulo, vêm aqui procurar o seguimento desses estudos. Há hoje egressos do semiaberto que procuram o Escritório Social em busca de um espaço para fazer sua preparação para exames nacionais de certificação”, enfatizou a juíza.

Titular da Semasc, Evanice Fernandes ressaltou a satisfação que foi receber a visita dos magistrados e de constatar que o trabalho que está sendo realizado no município foi bem avaliado.

“Estamos muito felizes com a visita dos magistrados e com o reconhecimento do nosso empenho, enquanto Semasc e Prefeitura Municipal, no investimento dedicado a esse equipamento, que já está trazendo retorno, a partir de dados que foram avaliados a partir do resultado da implantação do Escritório Social para os egressos em Mossoró”, disse.