Mobilidade Urbana  Trânsito
Terça-feira - 13/12/2022

Paróquia destaca estrutura da Prefeitura para facilitar participação de fiéis na procissão de Santa Luzia

Por: Edinaldo Moreno
Foto: Wilson Moreno (SECOM/PMM)

Nesta terça-feira (13), Mossoró celebrou mais uma procissão de Santa Luzia. Milhares de mossoroenses devotos da padroeira da cidade e fiéis de outros municípios participaram do cortejo. A peregrinação saiu da Igreja de Nossa Senhora de Fátima, no bairro Abolição II, e encerrou na Catedral de Santa Luzia, no bairro Centro.

Toda a estrutura empreendida pela Prefeitura de Mossoró foi elogiada pela Paróquia de Santa Luzia. O padre Flávio Augusto destacou o apoio e dedicação do Município para a realização deste momento histórico no município, que sempre ocorre no dia 13 de dezembro, feriado municipal.

“A Festa de Santa Luzia transcende os muros da Catedral e por isso é importante que a gente tem contado sempre com o apoio da Prefeitura de Mossoró para criar uma estrutura que favoreça a participação dos fiéis, que não são só de Mossoró, mas também de toda a região. Por isso agradecemos por todo o apoio, dedicação e parceria em fazer o melhor para o nosso devoto de Santa Luzia”, disse.

A Secretaria Municipal de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito (SESDEM) desempenhou importante papel para a segurança viária dos devotos durante todo o percurso, que contou com mais de 30 bloqueios em ruas e avenidas que a imagem de Santa Luzia passou até a Catedral.

“Destinamos viaturas em pontos estratégicos para as pessoas participarem da procissão com segurança. A gente fez todo um trabalho balizador em pontos estratégicos porque o percurso é bastante longo. Fizemos mais de 30 bloqueios até a Catedral. Alguns por viaturas e outros por materiais que a gente destinou e com apoio das demais instituições”, explicou o inspetor João Paulo.

As ruas nas imediações da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, de onde partiu o andor de Santa Luzia, foram isoladas para facilitar a participação dos devotos à procissão. A imagem percorreu pouco mais de 4 quilômetros e passou por várias ruas e avenidas de Mossoró até chegar à Catedral de Santa Luzia, no bairro Centro.

A Defesa Civil do município também esteve presente na peregrinação com uma equipe de suporte. “Nós da Defesa Civil temos um papel importante nessa procissão de Santa Luzia. Fazemos o monitoramento de todo o percurso se não há nenhuma intercorrência, se tem alguma pessoa precisando de ajuda. A equipe conta com socorrista e resgatista”, disse Wedson Mariano, coordenador de Monitoramento, Alerta e Desastre da Sesdem.

O andor seguiu pela avenida Abel Coelho/Santa Maria, seguiu em curva suave pela rua Rodrigues Alves, posteriormente à esquerda na rua José Damião, depois à direita entrando na rua Delfim Moreira. A procissão seguiu fazendo a curva à direita na avenida Alberto Maranhão, depois dobrou à esquerda na avenida Augusto Severo, seguiu em frente pela rua Santos Dumont, virou à esquerda na rua Idalino de Oliveira, prosseguiu até a frente da Catedral de Santa Luzia.

ÔNIBUS

Devotos da padroeira de Mossoró utilizaram o transporte coletivo para se deslocarem até o ponto inicial da procissão de Santa Luzia, no Abolição II. Foi o caso de Francisca Irenice e Alcivânia Dicélia. A primeira mora no Conjunto Redenção e a segunda no Santa Júlia.

“Foi muito importante para mim ter esse ônibus na procissão. Passagem mais barata que um táxi. Foi muito melhor de vir. Eu gosto de participar da procissão com minha família”, comemorou Irenice.

“Foi bom pegar o transporte coletivo. Chegamos no Centro e o coletivo já estava parado esperando os fiéis para vir até aqui o Abolição II. Graças a Deus temos o coletivo para a gente chegar até o bairro e acompanhar a procissão.  A tarifa foi somente três reais. Foi muito bom pra gente”, destacou Alcivânia.

O transporte coletivo de Mossoró fez nesta terça-feira operação especial em virtude da procissão de Santa Luzia. Todas as linhas, exceto a Universidades, circulou com destino à Igreja de Nossa Senhora de Fátima, de onde saiu a peregrinação. O serviço teve tarifa especial de R$ 3,00.

Para o retorno dos fiéis aos bairros, os ônibus seguiram esquema semelhante a edições anteriores. Ao final da procissão, os ônibus das linhas Nova Vida, Vingt Rosado, Sumaré/Bom Jesus, Odete Rosado e Planalto sairam do Terminal Carcará. Já as linhas Abolição V, Abolição/Santa Delmira, Santo Antônio, Nova Mossoró e Aeroporto seguiram a partir do Terminal do Hotel Caraúbas. O serviço funcionou até as 22h.

A operação especial para a procissão de Santa Luzia foi definida a partir de parceria entre a Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito (SESDEM), e a concessionária do transporte público local, Cidade do Sol.