Prefeitura de Mossoró intensifica trabalho de manutenção em estradas da zona rural

Por: Thiago Braga
Foto: Célio Duarte (Secom/PMM)

O trabalho de recuperação de estradas vicinais em Mossoró avança a cada dia, inclusive fins de semana. Neste sábado (7), a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru), abriu mais uma frente de serviços, contemplando a estrada de acesso à comunidade de Curral de Baixo, uma das muitas localidades atendidas pela administração pública.

O trabalho realizado pela Gerência de Infraestrutura Rural é importante para garantir melhores condições de acessibilidade às comunidades. Trata-se de uma medida que vem ao encontro dos anseios dos moradores. A iniciativa reforça o compromisso da gestão na atenção e valorização da zona rural.

"Com esse trabalho estamos dando condições para que as populações das comunidades rurais possam se locomover nas estradas. Já são mais de 50 km de estradas vicinais sendo preparadas agora para o inverno. A gente está seguindo com esse trabalho chegando a todas as regiões de Mossoró", declarou o prefeito Allyson Bezerra, durante visita às obras na manhã deste sábado.

Na comunidade Curral de Baixo, a chegada das máquinas foi recebida com entusiasmo pelos moradores que se mostram otimistas com o trabalho realizado. "Esse serviço torna a nossa vida melhor. A estrada fica melhor, principalmente para o inverno que muitos não conseguem passar. Por isso é muito importante, pois beneficia a nós todos moradores dessa região", disse a moradora Maria Libânio.

"É importante esse trabalho porque os moradores precisam das estradas em boas condições para o deslocamento. São alunos que vão para as escolas, por exemplo. A própria comunidade tem uma ligação forte com a cidade e também faz uso constante do acesso. Além disso, nós temos um fluxo de comercialização de produtos da agricultura familiar ou animais que se faz necessário ter estradas boas", destacou Raniere Barbosa, gerente de Desenvolvimento Rural do município.

O novo maquinário que está em campo foi recém-adquirido pela Prefeitura de Mossoró com recursos próprios. Em dezembro, a gestão realizou a entrega de seis novas máquinas. "Nós temos hoje frentes abertas, chegando às comunidades com maquinário próprio. Pela primeira vez, de forma histórica, o Município conta com um maquinário completo", ressaltou o prefeito.

Maria Freitas, moradora da comunidade beneficiada, explica a relevância da obra para o dia a dia de quem faz uso da estrada.  "Aqui é muito ruim no período de inverno, porque é muita lama e a gente não consegue andar direito. Por isso, é importante o trabalho para melhorar a situação, pois quando está chovendo se torna muito difícil passar pela estrada", contou.

"Essas estradas vão receber manutenções ao longo de todo o ano. Aquelas estradas que apresentam trechos mais críticos, considerando a proximidade do período de chuvas, também serão atendidas com esse serviço para resolução dos problemas", acrescentou Raniere Barbosa.

O trabalho de recuperação de estradas vicinais será realizado em outras localidades do município. "Vamos chegar a todas as comunidades, conforme cronograma de obras. Nossa equipe trabalha com uma programação e à medida que a gente consegue entregar e executar os acessos e estradas, já se inicia em outras comunidades de forma imediata. O trabalho continua avançando também aos sábados, domingos e feriados", concluiu Allyson Bezerra.