Tamanho da fonte

 Defesa Civil
Quarta-feira - 25/01/2023

População pode receber gratuitamente alerta da Defesa Civil pelo celular

Por: Edinaldo Moreno
Foto: Wilson Moreno (SECOM/PMM)

A Defesa Civil disponibiliza para a população um canal importante para alerta de chuvas gratuitamente por meio de mensagem de texto no celular. O número é o 40199.

Após o cadastro, a pessoa receberá um SMS informando que o seu cadastro foi realizado com sucesso e, a partir daí, começará a receber alertas de risco do CEP cadastrado.

“A pessoa pode pelo seu smartphone enviar uma mensagem para o número 40199 e passar a receber informações de chuvas fortes em sua região. Todo o alerta enviado será informado justamente para que a população possa ter ciência sobre riscos de fortes chuvas que possam ser registradas”, explicou o coordenador de Monitoramento, Alerta e Desastre da Defesa Civil do município.

O coordenador ressalta o trabalho diário da Defesa Civil e lembra o papel importante da população sobre o descarte correto do lixo. “O trabalho da Defesa Civil é realizado diariamente. Sempre alertamos a população para se conscientizar sobre o descarte correto do lixo para evitar problemas nos dias de chuvas. Lixo e chuva não combinam”.

RECOMENDAÇÕES

Weydson Mariano destaca algumas recomendações para a população nos dias de chuvas fortes. O alerta é para motoristas, motociclistas e pessoas em geral. “Motoristas e motociclistas não devem enfrentar alagamentos. As enxurradas são um perigo potencial. Você às vezes não conhece bem a localidade , o terreno e uma tampa de bueiro pode estar aberta devido a pressão forte da água. Em caso de rajadas de vento a pessoa não deve se abrigar debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas. Também não é aconselhado estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Evita ainda usar aparelhos eletrônicos ligados a tomada”.


Podcast Mais Mossoró





Deixe seu comentário


0 Comentário(s)