Quinta-feira - 26/01/2023

Prefeitura promoverá ações com foco em responsabilidade ambiental neste sábado

Por: Wesley Duarte
Foto: Arquivo PMM

Em comemoração ao Dia Mundial da Educação Ambiental, a Prefeitura de Mossoró promoverá neste sábado (28), no Parque Ecológico Professor Maurício de Oliveira, diversas atividades na promoção do meio ambiente e da sustentabilidade. Entre as ações de cunho educativo estão oficinas, doação de mudas e coleta de materiais recicláveis. As atividades relacionadas à conscientização ambiental iniciam às 8h, visando à transformação social e ao bem-estar coletivo através da educação.

Por meio do programa “Drive Thru de Recicláveis”, o Município viabiliza a coleta de materiais que podem ser reaproveitados, como metal, papel, plástico e vidro. A reciclagem é fundamental e essencial para a sustentabilidade, possibilitando o reaproveitamento de resíduos como matéria-prima de novos produtos.

Será possível ainda o descarte seguro e correto de materiais como alumínio e eletroeletrônicos. Os equipamentos coletados durante o evento serão encaminhados às associações que desempenham atividades de reciclagem no município.

A ação realizada pela Secretaria de Infraestrutura, Meio Ambiente, Urbanismo e Serviços Urbanos (Seimurb) propõe incentivar a população ao descarte correto de materiais recicláveis. Às mobilizações somam a Associação Reciclando para a Vida (ACREVI) e a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Mossoró (ASCAMAREM), parceiras do evento.

Também integra a iniciativa o programa “Mossoró Verde”, que agrega ao evento através da doação de mudas de plantas à comunidade. Com a proposta de uma Mossoró mais arborizada, o programa disponibiliza gratuitamente mudas de plantas nativas, medicinais e frutíferas, na promoção da sustentabilidade com a participação da população.