Assistência Social e Cidadania
Quinta-feira - 16/03/2023

Prefeitura realiza formação para profissionais de atendimento da assistência social

Por: Italo Bruno
Foto: Secom/PMM

A formação básica para os profissionais do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) é uma etapa fundamental para garantir um atendimento de qualidade e humanizado aos usuários da rede socioassistencial. Nesse sentido, a Prefeitura de Mossoró promoveu nesta quinta-feira (16) uma capacitação onde mostra a importância da recepção como a porta de entrada para os serviços e programas oferecidos pelo SUAS. O evento aconteceu na Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASC).

A recepção é o primeiro contato que o usuário tem com a rede socioassistencial, e é por meio desse atendimento que ele será direcionado aos serviços e programas que melhor atendam suas necessidades. É papel do profissional responsável pela recepção ou do Serviço de Acolhida Institucional (SAI) realizar uma escuta qualificada, acolhedora e empática, identificando as demandas e necessidades do usuário e encaminhando-o para o serviço mais adequado.

“Essa formação visa proporcionar aos nossos servidores a capacitação que é essencial como porta de entrada para o serviço da assistência. Ter uma boa acolhida e um bom atendimento é fundamental. Muitas vezes o cidadão vem a procura de soluções dos seus problemas cotidianos e ele precisa ser bem recebido, por isso que a SEMASC está proporcionando essa capacitação e será permanente, para que possamos proporcionar aos nossos servidores os meios necessários para prestarmos um serviço de excelência nos equipamentos da assistência social”, destacou o secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Erison Natécio.

A capacitação é também fundamental para que o profissional responsável pela recepção tenha uma formação básica que abranja conhecimentos teóricos e práticos sobre a assistência social e o SUAS, além de habilidades como comunicação efetiva, empatia, escuta ativa e acolhimento. Essas habilidades são essenciais para promover um atendimento humanizado e eficiente, que permita ao usuário se sentir acolhido e amparado em suas necessidades.

“Nós pensamos na oferta dessa formação para os nossos recepcionistas da proteção social básica, entendendo que eles são o primeiro contato dos usuários na rede socioassistencial do município. No primeiro momento estamos mostrando a rede, a importância desses profissionais no SUAS para que ele entenda o espaço de fala e de trabalho dele, já no segundo momento a gente entra com as técnicas de atendimento, recepção e outros”, disse a gerente de Proteção Social Básica, Marwyla Lima.

Em relação ao conteúdo ministrado, destacam-se temas como ética e cidadania, direitos sociais, políticas públicas de assistência social, gestão e planejamento de serviços, e acolhimento e atendimento ao público.

“Todo esse treinamento está sendo muito especial, a gente precisa ter para a comunidade um bom atendimento e poder transmitir todo o nosso trabalho de acolhimento. Portanto, essa capacitação chegou no momento certo”, comentou a recepcionista Ediesse Sousa.