Assistência Social e Cidadania
Terça-feira - 21/03/2023

Prefeitura de Mossoró garante assistência às pessoas em situação de rua

Por: Solange Santos
Foto: Allan Phablo (Secom/PMM)

Na noite desta terça-feira (21), a Prefeitura de Mossoró retomou o atendimento realizado pelo Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), por meio do Serviço Especializado de Abordagem Social (Seas), às pessoas em situação de rua, ofertando alimentação e realizando acompanhamento com o objetivo de garantir os direitos básicos de cada cidadão.

“O serviço que está sendo retomado hoje funciona de domingo a domingo, onde atendemos pessoas que estão em situação de rua, realizando o acompanhamento enquanto indivíduo na tentativa de garantir os direitos básicos como cidadão, ou seja, documentação civil, Cadastro Único, para que eles possam receber o Bolsa Família. Também garantimos o direito para que eles sejam encaminhados à rede de saúde, ao restaurante popular que é uma iniciativa do Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de Mossoró, onde todos eles têm o cadastro em nível do Seas”, relatou a assistente social Priscila Karla.

O atendimento que o Seas realiza com as pessoas em situação de rua funciona das 18h às 22h. Após esse horário, o atendimento acontece no abrigo onde a Prefeitura acolhe os assistidos pelo Seas.

“À noite garantimos a escuta qualificada. Vamos ao local onde eles estão, escutamos suas demandas, as dificuldades de morarem na rua e tentamos garantir algum direito básico. Trabalhamos principalmente com orientações sobre os direitos e deveres da população e também uma complementação alimentar. Se durante o dia eles não tiveram como se alimentar, o alimento que levamos até eles ajuda a aliviar a fome que enfrentaram por longo período”, concluiu a assistente social.