Quarta-feira - 29/03/2023

Prefeitura segue revitalizando unidades da Rede Municipal de Ensino

Por: Maricelio Almeida
Foto: Allan Phablo (Secom/PMM)

A Prefeitura de Mossoró segue avançando no processo de revitalização das unidades que compõem a Rede Municipal de Ensino. Equipamentos que há décadas não passavam por manutenção agora recebem a devida atenção do poder público local, o que reforça o compromisso da gestão com a educação.

Atualmente, estão sendo revitalizadas três escolas municipais: Senador Duarte Filho (conjunto Walfredo Gurgel), Cornélio Barbalho de Carvalho (Riacho Grande, zona rural) e Celina Guimarães Viana (Barrocas). Outros 18 equipamentos educacionais já foram entregues em plenas condições de funcionamento à população mossoroense desde o início da atual gestão.

Os serviços executados nas unidades englobam, entre outras melhorias, revisão elétrica, hidráulica e de cobertura, descupinização, pintura, revisão de esquadria de madeira e de ferro, substituição de portas e obras de acessibilidade. Na Escola Municipal Senador Duarte Filho, por exemplo, um novo banheiro, completamente acessível, está sendo construído.

“A gestão municipal tem trabalhado incansavelmente para melhorar a estrutura das unidades de ensino, estrutura essa que encontramos em condições precárias e, em muitos casos, sem qualquer condição de receber dignamente a comunidade escolar”, pontua a secretária municipal de Educação, Hubeônia Alencar.

Em 2023, a Prefeitura, por meio do programa “Mossoró Cidade Educação”, já entregou as novas instalações de quatro equipamentos: as Unidades de Educação Infantil (UEIs) Maria Dolores Fernandes (Bom Jesus) e Maria da Conceição Vidal (Liberdade I), e as escolas Vereador José Bernardo (Passagem de Pedra) e Francisco França (Córrego Mossoró).

Mais 14 unidades foram entregues entre 2021 e 2022. São estruturas como as escolas Ricardo Vieira do Couto (Jucuri), Maurício Fernandes da Silva (Centro), Deusdete Cecílio de Araújo (Mulunguzinho), Anexo da Dr. José Gonçalves (Panela do Amaro), Sindicalista Antônio Inácio (Barrinha), Izabel Fernandes (Aeroporto) e José Benjamim (Planalto 13 de Maio).

E ainda as UEIs Alice Dias (Vingt Rosado), Zezinha Gurgel (Santo Antônio), Elineide Carvalho Cunha (Papoco), Neusa Xavier Linhares (Nova Mossoró) e Thereza Fernandes Néo; e ainda a quadra de esporte da Escola Maurício de Oliveira (Maísa) e o Portal do Saber, no Abolição I. Além desses 18 equipamentos, mais de 50 unidades passaram por manutenção na atual gestão.