Quinta-feira - 30/03/2023

Prefeitura de Mossoró avança em climatização de escolas e UEIs da Rede Municipal

Por: Maricelio Almeida
Foto: Allan Phablo (Secom/PMM)

A Prefeitura de Mossoró avança no processo de climatização das escolas e Unidades de Educação Infantil (UEIs) da Rede Municipal de Ensino. Nesta quarta-feira (29), a instalação das centrais de ar foi iniciada na UEI Maria Júlia Uchôa, no bairro Pintos. Todas as salas de aula estão recebendo os novos equipamentos, beneficiando cerca de 160 alunos de até cinco anos.

Para a diretora da UEI Maria Júlia, Aurineide Alves, que também é professora efetiva da Rede Municipal de Mossoró há 20 anos, a climatização da unidade trará inúmeros benefícios para as crianças e profissionais que atuam no local.

“Vivemos em uma região muito quente, por isso a climatização vai contribuir de maneira significativa no processo ensino-aprendizagem, uma vez que as crianças terão uma maior concentração, e isso influencia positivamente nas atividades diárias”, disse.

Além da climatização, a diretora cita outros avanços registrados na UEI recentemente. “Recebemos novos equipamentos, como mesas de qualidade, carteiras, freezer, fogão e geladeira, entre outros. Há mais de quatro anos que a UEI não tinha geladeira, e agora temos, a gente até se emociona”, conta Aurineide Alves.

O processo de climatização das unidades já contemplou, este ano, as UEIs Neusa Xavier Linhares, no conjunto Nova Mossoró, Maria Dolores Fernandes (Bom Jesus), Maria da Conceição Vidal (Liberdade I) e Mário Negócio (Santo Antônio), além das escolas Vereador José Bernardo (Passagem de Pedra) e Francisco França (Córrego Mossoró), entre outras.

Todas as 95 escolas e UEIs da Rede Municipal de Ensino serão climatizadas, como prevê o programa “Mossoró Cidade Educação”. As melhorias alcançam, por exemplo, as unidades que passam por serviços de manutenção atualmente (escolas Cornélio Barbalho de Carvalho, na comunidade Riacho Grande; Senador Duarte Filho, no conjunto Walfredo Gurgel e Celina Guimarães Viana, Barrocas).