Quarta-feira - 12/04/2023

Encontro formativo capacita diretores e secretários sobre Sistema de Gestão da Educação

Por: Maricelio Almeida
Foto: Allan Phablo (Secom/PMM)

A Prefeitura de Mossoró promoveu nesta quarta-feira (12) mais um encontro formativo com os profissionais que integram a Rede Municipal de Ensino. A capacitação, referente ao Sistema Integrado de Gestão da Educação (SIGEduc), contemplou diretores e secretários escolares de unidades da zona urbana e também da zona rural. A atividade foi realizada durante todo o dia, no auditório do Centro Administrativo da Cidadania, bairro Aeroporto.

O encontro foi conduzido pela Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio das equipes da Gerência Executiva de Avaliação, Planejamento Inovação e Tecnologia e Gerência Executiva Pedagógica. "Os processos formativos possuem sempre uma relevância, a partir de um acompanhamento, de um suporte que a Secretaria nos oferece, não só na área do SIGEduc, mas também em outras capacitações”, pontuou Maria Antônia, diretora da Unidade de Educação Infantil (UEI) Tia Aldanisa, localizada na região da Maísa.

Maria Antônia, diretora da UEI Tia Aldanisa

Para Fabiana Paula, diretora do Núcleo Municipal de Educação Rural (NMER) João Niceras de Morais, localizado na comunidade Pedra Branca, os encontros promovidos pela SME são fundamentais no aperfeiçoamento do trabalho executado pelas equipes gestoras das unidades. Ela elogia a formação específica sobre o SIGEduc. “Esse sistema é fundamental. Ele nos possibilita vivenciar os desafios tecnológicos, proporcionando que os informes das escolas se mantenham sempre ativos e atualizados. Agora, temos acesso digital a documentos que antes precisávamos procurar no armário, nos arquivos. O sistema traz essa facilidade”, disse.

“É muito importante essa formação, porque há dados que são recorrentes, que precisamos lançar no sistema, e tínhamos algumas dúvidas. A informatização nos trouxe avanços na questão das matrículas, transferência de alunos, frequência, tudo isso agora está mais fácil de executar, tudo rápido, on-line, não demanda tanto tempo para colhermos esses dados”, acrescentou Simone Silva, diretora do NMER Francisco Ferreira Souto, instalado no assentamento Favela.

Simone Silva, diretora de unidade de ensino

A secretária municipal de Educação, Hubeônia Alencar, reforça a importância dos encontros formativos. “Estamos trabalhando com diretores e secretários das unidades de ensino, formando, capacitando essas equipes para alimentação do sistema de informatização da Rede. O que isso traz de benefício para o dia a dia? Dados precisos e concentrados no mesmo espaço, facilitando assim a busca por informações, o trabalho da equipe técnica da Secretaria e também dos servidores da educação, de maneira geral”, afirmou.

Hubeônia também lembra os recentes encontros realizados pela SME. “Na semana tivemos formação para supervisores da Educação Infantil e nesta terça-feira, 11, com os supervisores que atuam no Ensino Fundamental, e continuamos assim durante todo o ano, capacitando toda a nossa equipe. Temos um programa de capacitação desenvolvido pela Gerência de Avaliação e Planejamento, e o pontapé para essas formações foi um workshop que nós fizemos no início do ano”, concluiu.