Sexta-feira - 28/04/2023

Prefeitura encerra campanha “Abril Verde” com ações em empresas e equipamentos públicos

Por: Thiago Braga
Foto: Divulgação/PMM

Durante todo o mês de abril, a Prefeitura de Mossoró realizou ações alusivas à campanha de conscientização e prevenção de acidentes de trabalho. Na mobilização “Abril Verde”, as equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) desenvolveram uma série de atividades, ofertando à população mossoroense informação e orientações acerca do assunto.

O movimento “Abril Verde” busca conscientizar a população sobre a importância da saúde e segurança no ambiente de trabalho. A campanha surgiu como uma forma de lembrar o “Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho” – celebrado no dia 28 de abril.

“O ambiente de trabalho tem que ser seguro, saudável e sustentável. Isso é um direito fundamental de todos os trabalhadores e trabalhadoras. É nesta perspectiva que trabalhamos as ações da campanha ‘Abril Verde’. Foi um mês com intensas atividades e acreditamos que conseguimos atingir os nossos objetivos”, explicou Dalila Ferreira, coordenadora do Cerest Mossoró.

Em Mossoró, a programação educativa foi desenvolvida pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest). As ações da campanha foram realizadas com os usuários e servidores dos equipamentos públicos do município, empresas privadas, sindicatos e outras organizações e instituições.

“O Cerest atuou em estabelecimentos públicos e privados e nas unidades de saúde de atenção básica e especializada do nosso município com a estratégia de levar a conscientização com o objetivo de reduzir os casos de acidentes e adoecimento entre os trabalhadores. Por isso, seguimos trabalhando com ações”, evidenciou a coordenadora Dalila Ferreira.

28 DE ABRIL – O “Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho” foi instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), no ano de 2003, em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

A data sugere uma reflexão sobre a segurança e saúde do trabalhador, considerando as condições de trabalho, casos de acidentes de trabalho e ainda atuação estatal por meio de políticas públicas e mecanismos de trabalho.

Em 28 de abril de 1969, uma explosão numa mina nos Estados Unidos matou 78 trabalhadores. A tragédia é um marco no contexto em discussão que encampa a luta com foco na prevenção aos acidentes de trabalho.