Sábado - 29/04/2023

Prefeitura de Mossoró e a AMOR realizam formação para profissionais da educação

Por: Italo Bruno
Foto: Celio Duarte (Secom/PMM)

A Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Mossoró e Região (AMOR) realizou um evento de formação para os profissionais da educação do município. O objetivo do encontro foi capacitar e garantir uma troca de conhecimento qualificado, visando uma educação cada vez mais inclusiva e de qualidade.

“Realizamos várias ações durante todo este mês de abril e temos aqui hoje essa formação que recebe lotação máxima no teatro com mais de 700 inscritos, onde ficamos muito felizes e realizados, pois conseguimos levar nossa mensagem à sociedade para que ela possa ter mais conhecimento e informação sobre o aspecto autista, e com isso ter mais empatia e respeito com as pessoas”, enfatizou o presidente da AMOR, Arnon Dutra.

A formação marcou também o encerramento da programação em comemoração ao Mês de Conscientização do Autismo. Na oportunidade foram abordados vários assuntos de conhecimentos sobre as características do autismo, diagnóstico, possíveis causas, tratamento, além de estratégias pedagógicas para o ensinamento especializado.

“É uma ação importantíssima. O mês inteiro a Amor tem se dedicado à necessidade de toda a sociedade ter uma visão diferenciada sobre o autismo, que é uma situação cada vez mais crescente. Muitas crianças com autismo estão matriculadas na Rede Municipal de Ensino e a Prefeitura de Mossoró tem trabalhado com ações concretas em relação a essas pautas. Estamos aqui hoje com profissionais da educação, professores, auxiliares de sala e equipe técnica da Secretaria de Educação apoiando essa pauta, pois sem dúvida nenhuma a educação é um dos melhores caminhos para que a gente possa trabalhar toda a sociedade e compreender, vencendo preconceitos, barreiras e sobretudo formando uma mentalidade cada vez mais inclusiva”, disse a secretária municipal de Educação, Hubeônia Alencar.

O prefeito Allyson Bezerra também destacou a importância da formação e do investimento contínuo da Prefeitura na qualificação desses profissionais, assim como as ações que o município já vem adotando.

“A Prefeitura junto com a AMOR está fazendo um processo de formação importante. Aqui temos profissionais da educação, diretores de escola, professores e todos juntos num trabalho de formação relacionado ao autismo. É um trabalho que precisa chamar a atenção da sociedade para o respeito, para o cuidado e, principalmente, para mostrar os tratamentos que estão disponíveis. Aqui no munícipio hoje nós temos um neuropediatra. As crianças com autismo que vão à escola do município contam com um auxiliar de sala específico. Ou seja, há uma série de benefícios que a Prefeitura está fazendo e que dá a oportunidade para que todo pai e mãe possam levar seu filho à escola”, frisou Allyson Bezerra, prefeito de Mossoró.