Sexta-feira - 26/05/2023

Prefeitura inicia série de encontros formativos para a VI Fecirme

Por: Maricelio Almeida
Foto: Reprodução (YouTube/SME)

A Prefeitura de Mossoró iniciou esta semana uma série de encontros formativos voltados à preparação da VI Feira de Ciências da Rede Municipal de Ensino de Mossoró (FECIRME). A primeira formação aconteceu na última quarta-feira (24), por meio de videoconferência, e teve como mediador o professor Alexandre Andrade, sendo ministrado pelas professoras Selma Bedaque e Pollyane Agne, que debateram o tema “O uso da metodologia científica no Ensino Fundamental na perspectiva inclusiva”.

O encontro teve como público-alvo professores, gestores e supervisores escolares do Ensino Fundamental (Anos Iniciais, Anos Finais e Educação de Jovens e Adultos – EJA). Alexandre Andrade, coordenador dos Anos Finais do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação (SME) de Mossoró e também coordenador da Fecirme, destaca o conteúdo abordado na formação.

“A professora Polianny Freitas apresentou um relato de experiência com o uso da metodologia científica com alunos do 6º ano da Escola Municipal Maurício Fernandes na produção de um jogo acessível a pessoas com baixa visão ou cegueira, e a professora Selma Bedaque trouxe uma reflexão sobre as possibilidades da construção do desenho universal para aprendizagem”, relatou.

Conforme o coordenador, as feiras de ciências na educação básica assumem uma função de suma importância para o desenvolvimento do pensamento científico, da comunicação oral e da competência escrita dos discentes, além do fomento à aprendizagem, à inovação e à tecnologia. O professor acrescenta que o próximo encontro formativo acontecerá no dia 10 de junho.

A VI Fecirme será realizada em setembro. Em 2022, pela primeira vez, a feira aconteceu em um pavilhão exclusivamente montado para o evento na Estação das Artes Elizeu Ventania, fomentando o conhecimento científico já a partir da Educação Básica, ampliando a presença de estudantes na iniciativa.