Cultura  Educação
Terça-feira - 06/06/2023

MCJ: projeto “Brinquedos e Brincadeiras Populares” será realizado no Teatro Dix-huit Rosado

Por: Maricelio Almeida
Foto: Arquivo (Secom/PMM)

O São João mais cultural do mundo abre espaço também para as crianças. Na programação do “Mossoró Cidade Junina”, alunos da Rede Municipal de Ensino estarão presentes, por meio do projeto “Brinquedos e Brincadeiras Populares”, que este ano será realizado no hall do Teatro Dix-huit Rosado, nos dias 8, 10, 11, 17 e 18 de junho, sempre a partir das 16h. Mais de 1,2 mil estudantes estarão envolvidos na iniciativa, organizada pela Secretaria Municipal de Educação (SME).

“O projeto tem a perspectiva de resgatar a cultura popular. É muito importante as crianças conhecerem essas brincadeiras antigas e participarem delas, além de confeccionarem brinquedos como telefone sem fio, dama, carrinho de lata, jogo da velha, cavalo de pau, entre muitos outros. É uma oportunidade também para essas crianças se distanciarem um pouco das telas”, explica a diretora do Departamento de Planejamento e Gestão Educacional, Gilneide Lobo.

São aproximadamente 30 escolas, das zonas urbana e rural, que aderiram ao projeto. A cada dia, cerca de 250 crianças participarão da programação, que além da exposição dos brinquedos antigos e das brincadeiras, também contará com apresentações culturais no palco do Teatro Dix-huit Rosado, como reforça a secretária municipal de Educação, Hubeônia Alencar.

“É gratificante participarmos, mais uma vez, do ‘Mossoró Cidade Junina’, em um trabalho integrado que envolve diversas secretarias municipais. Importante lembrar ainda que as crianças que irão participar do projeto ‘Brinquedos e Brincadeiras Populares’ também acompanharão apresentações culturais que serão realizadas no palco do Teatro Dix-huit Rosado”, pontuou, acrescentando:

“Esse é um projeto muito importante, porque ao mesmo tempo em que promove a interação entre as crianças nas escolas, resgata a memória dos pais, dos avós desses alunos, que repassam essa técnica e conhecimento sobre a construção dos brinquedos. A iniciativa também possibilita a interação com as demais crianças que prestigiam a exposição dos brinquedos e participam das brincadeiras”, concluiu Hubeônia Alencar.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

DIA