Quarta-feira - 01/02/2023

Ano letivo 2023 da Rede Municipal de Ensino é oficialmente aberto

Por: Maricelio Almeida
Foto: Allan Phablo (Secom/PMM)

Está aberto oficialmente o ano letivo 2023 da Rede Municipal de Ensino de Mossoró. A solenidade que marcou a abertura foi realizada na noite desta quarta-feira (1º), no Teatro Municipal Dix-huit Rosado, que recebeu professores, supervisores, gestores e convidados, público que acompanhou as mensagens apresentadas pelo prefeito Allyson Bezerra e pela secretária de Educação, Hubeônia Alencar.

“Momento ímpar na educação do nosso município. Chamamos atenção da sociedade para a importância da educação e dos investimentos que estão sendo feitos. Vamos iniciar o ano letivo de forma muito contente, feliz, porque pela primeira vez a Prefeitura entregará kits de material escolar e fardamento para todos os nossos estudantes. Estamos também em processo de climatização das salas de aula e amplos investimentos em reformas na Rede Municipal”, frisou o prefeito.

Foto: Célio Duarte (Secom/PMM)

Em sua mensagem, Allyson também enfatizou que a Prefeitura de Mossoró realizou em 2022 o maior investimento da história da Rede de Ensino com recursos próprios do Município. Em 2012, o valor investido de recurso próprio em educação foi pouco mais de R$ 62 milhões. Dez anos depois, em 2022, o montante aplicado aumentou para R$ 147.418.885,77.

Um salto que é refletido diretamente nas ações e entregas realizadas pela gestão, contemplando, entre outros avanços, a aquisição de mais de 2,2 mil centrais de ar; mais de 6 mil equipamentos de informática; mais de 10 mil carteiras novas para todas as unidades de ensino; e mais de 14 mil equipamentos (birôs, armários, lousas, fogões, bebedouros, geladeiras, máquinas de lavar, freezers, aparelhos de TV e muito mais).

A secretária Hubeônia Alencar também destacou, em sua mensagem na abertura do ano letivo, os investimentos realizados em 2021 e 2022, citando, por exemplo, as 16 entregas de equipamentos educacionais em plenas condições de funcionamento. “É o momento em que nós abrimos oficialmente as atividades do ano letivo, mas também de prestação de contas, mostrando para a sociedade tudo o que foi feito no primeiro e no segundo ano de gestão, e o que será feito neste ano letivo”, pontuou.

Após as mensagens do prefeito e da secretária, o público que lotou o Teatro Municipal acompanhou a conferência da noite, ministrada pela Profª. Dra. Antônia Bruna, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), que abordou o tema norteador da Jornada Pedagógica 2023: “A prática educativa: planejamento, ação e resultados”. A programação também contou com apresentação cultural do Coral da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), com direção do maestro Hallyson Dantas.

“Fiquei muito feliz pelo convite de participar desse momento, de discutir sobre educação, a educação pública, básica. O sentimento é de felicidade, de tentar contribuir, trazer reflexões junto à comunidade escolar, gestores, professores, e a equipe de gestão do Município, tecendo um diálogo em vários níveis”, comentou a professora Antônia Bruna.

Diretora da Unidade de Educação Infantil (UEI) Tia Aldanisa, Maria Antônia compareceu à solenidade de abertura do ano letivo e ressaltou a importância do evento. “É um momento gratificante para nós, diretores. É uma troca de experiência entre gestores, com toda a equipe da Secretaria Municipal de Educação. Eu acredito que vem muita coisa boa por aí, até porque a gestão se faz presente, é uma gestão que trabalha e é compromissada com a educação, por isso sempre teremos o melhor para as nossas crianças”, disse.

Professora da UEI Lúcia Maria Nogueira, Ana Cláudia também fez questão de acompanhar a abertura do ano letivo, reforçando que, em mais de 20 anos atuando como docente da Rede Municipal, nunca antes tinha presenciado tantos investimentos realizados na educação. “Agora, com o ‘Mossoró Cidade Educação, está mudando. Está sendo ótimo para nós professores da Rede, está bem melhor agora. Eu, que estou há muitos anos na Rede, estou vendo a diferença agora, a melhora nas escolas”, relatou.

A solenidade contou ainda com a presença de representantes da Uern, Ufersa, Faculdade Católica do Rio Grande do Norte, Faculdade de Enfermagem e de Medicina Nova Esperança (FACENE), Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró (SINDISERPUM), além de vereadores, secretários e técnicos da Prefeitura.

Programação

A Jornada Pedagógica tem sequência nesta quinta (2), com a realização de minicursos por etapas de ensino. No Teatro Dix-huit Rosado, por exemplo, o tema a ser trabalhado, a partir das 7h30, é “Crianças/alunos com deficiência: conhecer para potencializar as aprendizagens”, com a presença da professora Selma Bedaque, da SME. A atividade é voltada para estagiários da Rede Municipal.

Os minicursos serão desenvolvidos pela manhã e à tarde, divididos por turmas, e realizados em diferentes espaços, como o auditório Amâncio Ramalho, da Ufersa, auditório da Universidade Potiguar (UnP), auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Uern.

Encerrando a programação da semana, nos dias 3 e 4 de fevereiro as escolas e Unidades de Educação Infantil (UEIs) desenvolvem as suas jornadas pedagógicas, debatendo o tema “Avaliação, planejamento e organização das unidades de ensino”.