Sábado - 24/04/2021

Mossoró pede doses da Coronavac que estão em estoque ao Estado

A Prefeitura de Mossoró solicitou ao Governo do Rio Grande do Norte doses extras para continuidade da vacinação contra a Covid-19, com Coronavac, tendo em vista a escassez do imunizante no Brasil, decorrente do atraso na importação de insumo da China.

Pedido igual foi feito pela Prefeitura de Natal, que conseguiu com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (SESAP/RN) repasse de 2.800 doses extras, da chamada reserva técnica do Estado.

Assim, Mossoró aguarda receber o mesmo tratamento dado à capital, a fim de manter o avançado calendário de imunização, que coloca o município como destaque em matéria de vacinação no Estado.

Ação preventiva

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Morgana Dantas, a preocupação com a possibilidade de faltar vacina do Butantan em Mossoró precisa ser levada em consideração pela Sesap.

“Esse problema é nacional e ocorre porque o laboratório fabricante parou a produção por falta de insumos. Eles chegaram da China com 10 dias de atraso”, explica.

Nesse contexto, a Prefeitura de Mossoró age preventivamente, segundo ela, pois ainda não há falta da vacina Coronavac/Butantan no município. A Secretaria Municipal de Saúde confirma dispor de doses, guardadas para uso exclusivo na segunda dose.“Porém, assim como vem acontecendo em outras cidades, Mossoró não está livre do risco de ter que suspender a vacinação com Coronavac, em decorrência da escassez do imunizante”, alerta Morgana.

Menos doses

A secretária ressalta outro problema, que também afetou as reservas da Coronavac em Mossoró. Trata-se de ampolas com 9 doses ou até menos, quando deveriam possuir 10 doses.

“Este problema sério foi relatado por cidades e estados de todo o Brasil. Nós não tínhamos as 10 doses nas ampolas da Coronavac, mas, para fins de registro, as dez doses estavam lá presentes como doses perdidas, quando na verdade elas nem existiam. Isso obrigou até uma alteração na ferramenta do RN Mais Vacina”, explica.

Nova remessa

Na sexta-feira (23), o Rio Grande do Norte recebeu do Ministério da Saúde nova remessa de vacinas contra a Covid-19, em quantidade menor que a de remesses anteriores, apenas 51.400 doses. Destas, apenas 10.400 doses são da Coronavac/Butantan. As doses de Mossoró só chegarão por volta das 11h00 de hoje (24), segundo estimativa do estado e a entrega ao município pode ocorrer somente no domingo.

• Anelita Borba
    Tenho 65 anos de idade e tomei minha primeira dose da Coronavac dia 28/03/21. Hoje, dia 25/04/21, estava prevista tomar a segunda dose, decorridos os 28 dias, conforme orientação do fabricante. Dirigi-me, com mais 4 amigos e amigas à UBS dos Pintos, e, em lá chegando, percebemos a falta de movimentação, e veio ao nosso encontro uma funcionária da unidade, que informou não dispor mais da vacina. Estranhamos a declaração da secretária na matéria acima, que afirmou:: "Nesse contexto, a Prefeitura de Mossoró age preventivamente, segundo ela, pois ainda não há falta da vacina Coronavac/Butantan no município. A Secretaria Municipal de Saúde confirma dispor de doses, guardadas para uso exclusivo na segunda dose.“. Difícil entender e aceitar uma declaração com esse teor, pois ontem as doses estavam garantidas e hoje jã não têm mais?
    • Ricardo Campos -
      Aconteceu o mesmo comigo. Às 10:00 já tinham acabado na UBS dos Pintos.