Quarta-feira - 05/05/2021

Unidades de Educação Infantil recebem mutirão com serviços de manutenções

Foto: Allan Phablo/PMM

O mutirão com serviços de manutenções chegou a mais duas Unidades de Educação Infantil (UEIs) da Rede Municipal de Ensino de Mossoró. Nesta semana, a Prefeitura de Mossoró iniciou reparos e melhorias em UEIs localizadas nos bairros Ilha de Santa Luzia e Dom Jaime Câmara. O mutirão é uma ação integrada das secretarias municipais de Educação (SME) e de Infraestrutura, Meio Ambiente, Urbanismo e Serviços Urbanos (SEIMURB).

Na UEI Maria Neuza de Oliveira Mendonça, localizada no bairro Ilha de Santa Luzia, os trabalhos já estão em andamento. A equipe realiza reparos no telhado, além de consertos nas redes elétrica e hidráulica. De acordo com Kallyane Medeiros, diretora da UEI Maria Neuza, o prédio precisava com urgência de um trabalho de manutenção para consertar o telhado que tinha tinha muitas goteiras. A água entrava nas salas durante as chuvas. A UEI Maria Neuza atende 34 alunos de 3 a 5 anos de idades.

“Esses serviços de manutenções que estão acontecendo aqui nas unidades educacionais do município de Mossoró são de extrema importância, visto que, há muitos anos essas unidades não tinham esses serviços. Aqui, na Unidade Maria Neuza, sofríamos muito com goteiras, quando chovia inundava as salas. Vai servir muito as melhorias. Estamos felizes e gratos por sermos contemplados com essas melhorias na parte elétrica, hidráulica e de telhado”, disse a diretora Kallyane Medeiros.

Com problemas semelhantes, a UEI Noeme Borges de Andrade, no bairro Dom Jaime Câmara, também passa por um trabalho de recuperação. Telhas danificadas serão substituídas para retirar goteiras. Lâmpadas e rede elétrica da unidade também são vistoriadas para consertos de defeitos. Torneiras e descargas de vasos sanitários danificadas dos banheiros também estão sendo trocados por novos. As portas e janelas serão consertadas. A UEI Noeme Borges tem 206 alunos matriculados da faixa etária de 3 a 5 anos.

“Chegou no momento certo, devido a pandemia ainda não tem alunos em sala de aula presencialmente, mas é de fundamental importância as melhorias na estrutura da escola. Veio na hora certa e é um apoio excelente. Temos serviços de retelhamento que estávamos precisando, de hidráulica e de toda parte de limpeza da UEI”, destacou Janicleide Araújo, diretora da UEI Noeme Borges.

Além das duas UEIs contempladas nesta semana, várias escolas e outras Unidades de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino estão sendo recuperadas. As reformas e serviços de manutenções foram iniciados em abril. A previsão inicial é que até junho entre obras e manutenções, pelo menos, 20 unidades de ensino serão beneficiadas. Porém, o planejamento elaborado é para ampliar os serviços de manutenções para todas as escolas municipais e Unidades de Educação Infantil.

As escolas sem condições de acessibilidade, banheiros precários, com problemas de infiltrações serão prioridade. A manutenção tem como objetivo melhorar as condições de infraestrutura, beneficiando a comunidade escolar para quando as atividades presenciais forem retomadas. No início do ano, a Prefeitura de Mossoró mapeou as escolas e Unidades de Educação Infantil que necessitam de obras e serviços de manutenção essenciais.

Acesse a galeria de fotos no link: https://www.flickr.com/photos/prefeiturademossoro/albums/72157719107788101