Tamanho da fonte

Cultura

Considerada a “Capital da Cultura” do Rio Grande do Norte, Mossoró se orgulha da sua história de pioneirismo e bravura e investe em seus talentos locais. Quatro grandes feitos se destacam na trajetória da cidade: a resistência à invasão do Bando de Lampião, a libertação dos escravos cinco anos antes da Lei Áurea, O Motim das Mulheres e o primeiro voto feminino da América Latina.

O município investe nos artistas e grupos da terra, através de políticas públicas específicas e eventos, como a Lei de Incentivo à Cultura Vingt-Un Rosado, Prêmio Fomento, Acontece, Escola de Artes, Mossoró Cidade Junina, Festa da Liberdade, Auto da Liberdade, Chuva de Bala no País de Mossoró e Oratório de Santa Luzia.

O Corredor Cultural é o coração cultural da cidade. Localizado na Avenida Rio Branco, o corredor abriga um complexo de prédios temáticos que recebem grande parte da atividade artística e cultural de Mossoró.

Skatistas- Mossoró - GS2010_MG_8125

CORREDOR CULTURAL

Teatro Municipal Dix-Huit Rosado

É o maior e mais moderno teatro do Rio Grande do Norte, com capacidade para receber 740 pessoas. O espaço conta com espetáculos variados, de dança, teatro, música e humor.

 

Estação das Artes Elizeu Ventania

A antiga estação ferroviária da cidade se transformou em Estação das Artes, ambiente amplo que recebe os maiores eventos de Mossoró. No local, está localizado o Museu do Petróleo.

 

Memorial da Resistência

A Praça temática é um monumento em homenagem aos heróis da resistência, que lutaram e resistiram à invasão do bando de Lampião. O Memorial possui um museu a céu aberto, que narra essa história de pioneirismo e resistência de Mossoró. Além disso, o local é formado pela galeria Joseph Boulier, para exposição de artes, e o Cafezal, ambiente que recebe apresentações de recitais e de artistas locais.

 

Praça da Convivência

Um conjunto charmoso de bares e lojas, que oferece o melhor do artesanato e da gastronomia. O espaço funciona todas as noites e conta com apresentações musicais variadas.

 

Praça de Eventos

A Praça de Eventos conta com um amplo espaço para o recebimento de feiras, exposições, shows e eventos em geral.

 

Parque das Crianças

As crianças tem espaço privilegiado no Corredor Cultural. Um parque com brinquedos temáticos, que retrata grandes personagens do universo infantil, está à disposição da criançada, de terça a domingo.

 

Praça de Esportes

A Praça de Esportes disponibiliza uma grande estrutura de quadras poliesportivas para o uso da população. Durante a semana, professores de educação física ministram aulas para os interessados.

 

Skate Park Desportista Javan Monte de Souza

Um espaço foi especialmente construído para os skatistas e patinadores da cidade, que todas as noites praticam os esportes na Praça.

 

ACONTECE EM MOSSORÓ

Com o intuito de fortalecer o trabalho dos artistas locais e oferecer ambientes para que desenvolvam suas atividades, a Prefeitura Municipal criou o Acontece em Mossoró, que oferece atividades culturais e artísticas aos mossoroenses e turistas.

As apresentações são distribuídas nos espaços do Corredor Cultural e agradam todos os públicos. No Teatro Municipal Dix-Huit Rosado são realizados os grandes espetáculos nacionais, regionais e locais de teatro, dança e música.

A cada sábado, a Estação das Artes se transforma para receber um público diferenciado. Uma sábado por mês, acontece a Estação do Repente, Estação do Rock, Estação do Reggae e Estação do Brega.

O Memorial da Resistência é o ambiente perfeito para quem gosta de um espaço mais tranquilo. No local, os grupos de teatro e dança da cidade apresentam recitais, acontecem shows de jazz e música instrumental e o projeto Sacolão Cultural, que explora a versatilidade e talento dos artistas da terra.

A Praça da Convivência oferece opções diferenciadas de comidas e bebidas e música ao vivo, que varia de pagode até a MPB.

Além dos eventos promovidos pela municipalidade, o Guia Acontece em Mossoró reúne todos os eventos realizados na cidade por mês. Mensalmente, um livreto é confeccionado com as opções culturais e distribuído nos prédios públicos do município.

 

ESCOLA DE ARTES

Inaugurada em março de 2012, a Escola de Artes veio reforçar o trabalho cultural já desenvolvido na cidade. A unidade trabalha a formação profissional nas áreas do teatro, música e dança, com prioridade para alunos da rede pública de ensino.

A instituição funciona com a Escola de Teatro Kiko Santos, Escola de Dança Augusto Escóssia e Escola de Música Pedro Ciarlini, homenageando grandes nomes da classe artística de Mossoró.

 

 

LEI DE INCENTIVO À CULTURA VINGT-UN ROSADO

A Prefeitura Municipal injeta parte da arrecadação da cidade no Sistema de Incentivo Fiscal da Lei de Incentivo à Cultura, que visa promover e incentivar a produção cultural no município.

O programa seleciona e financia projetos nas áreas do cinema, cultura popular, literatura, música, artes cênicas e artes plásticas.

 

PRÊMIO FOMENTO À PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS CULTURAIS

Outro meio de estimular a difusão e produção cultural mossoroense é o Prêmio Fomento, que apoia iniciativas em diversas áreas culturais.

 

MUSEU MUNICIPAL LAURO DA ESCÓSSIA

O Museu Municipal funciona na antiga cadeia pública e guarda um rico acervo relacionado à pré-história, a paleontologia, a história da cidade e da região. No local, podem ser encontrados fósseis de animais, mobiliários, registros fotográficos e documentos importantes, como o título de eleitor de Celina Guimarães Viana, primeira mulher a votar na América Latina.





Instagram