Quinta-feira - 14/10/2021

Ações do "Outubro Rosa" acontecem na Praça do Pax

Foto: Wilson Moreno (Secom/PMM)

A programação da campanha “Outubro Rosa”, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), segue com atividades levando orientações às mulheres sobre a importância da prevenção ao câncer de mama e colo uterino.

Na manhã de hoje (14), uma ação aconteceu na Praça do Pax e contou com a participação de professores e alunos do curso de Enfermagem que levaram informações sobre o autoexame das mamas. Durante as atividades, foram feitos demonstrativos com próteses sobre como fazer o autoexame em casa.

As ações de hoje contaram também com a participação de representantes da agricultura familiar que fizeram uma miniexposição de produtos orgânicos produzidos na zona rural de Mossoró e em outras cidades do RN e Ceará. A coordenadora de Atenção Básica da SMS, Katiana Aquino, explicou que a programação de hoje, segue levando informações para as mulheres sobre como fazer o autoexame das mamas. “Hoje aqui estamos levando orientações para as mulheres sobre o câncer de mama e também sobre o câncer de colo de útero, mostrando a importância de fazer o autoexame e buscar o tratamento precoce”, destacou.

CAMINHADA ECOLÓGICA – No próximo dia 23 será realizada uma caminhada ecológica no Parque Municipal Professor Maurício de Oliveira. Onde todas as atividades serão realizadas ao ar livre. Na ocasião será feita panfletagem, atividades como alongamento e caminhada, mesa de frutas e distribuição de mudas.

O encerramento da campanha “Outubro Rosa” em Mossoró acontecerá com atividades na avenida Rio Branco no dia (31), a partir das 16h, com ações de saúde que vão incluir: aferição de pressão, teste de glicemia, orientações sobre saúde, autoexame, informações sobre nutrição e fit dance.