Sábado - 16/10/2021

Dia “D” de multivacinação é realizado neste sábado em Mossoró

Por: Thiago Braga
Foto: Wilson Moreno (Secom/PMM)

Neste sábado (16), a Secretaria Municipal Saúde (SMS) da Prefeitura de Mossoró promove o dia "D" de multivacinação. Para o dia de hoje foram abertas 13 unidades básicas de saúde na zona urbana, uma unidade básica de saúde na comunidade da Maísa, zona rural, além de dois postos extras de vacinação em pontos estratégicos da cidade.

Hoje, o dia “D” de multivacinação acontece das 8h às 17h. A Campanha Nacional de Multivacinação tem como objetivo atualizar as vacinas em atraso para o público de 0 a 15 anos.

“É um dia de mobilização nacional da multivacinação. O intuito da multivacinação é atualizar a situação vacinal, melhorar as coberturas vacinais do público de 0 a 14 anos, 11 meses e 29 dias, ou seja, do nascer até os menores de 15 anos. Com isso estamos contribuindo para o controle e eliminação ou erradicação dessas doenças imunopreveníveis”, explicou Etevaldo de Lima, coordenador do Programa de Imunizações do município.

A dona de casa Ielma Ferreira aproveitou o dia de mobilização para levar dois filhos para atualizar o cartão de vacinas. “É muito importante manter em dia as vacinas dos nossos filhos. É uma segurança para a saúde deles e ótimo para a gente também que ficamos seguros. Assim, a gente demonstra a importância para a imunização”, disse.

Os pais do pequeno Luís Guilherme, de 4 anos, levaram o filho para atualizar o cartão de vacinas na UBS  Centro Clínico Edgard Burlamaqui. “É muito importante para as crianças ao longo da vida ficarem prevenidas contra enfermidades que podem vir a prejudicá-las. Os pais devem sempre manter todas as vacinas em dia”, destacou Welison Lopes, pai da criança e gerente de oficina.

Pontos de vacinação:

• UBS Francisco Nazareno
  • UBS Chico Porto
  • UBS Cid Salem
  • UBS Conchita Ciarlini
  • UBS Chico Costa
  • UBS Ildone Cavalcante
  • UBS Maria Soares
  • UBS Lahyre Rosado
  • UBS Mário Lúcio
  • UBS Raimundo Renê
  • UBS Marcos Raimundo
  • UBS Centro Clínico Edgard Burlamaqui
  • UBS Maria Neide

PONTOS EXTRAS

• Nova Mossoró (estande de vendas da Mister - entrada do bairro)
  • Cidade Oeste (bairro Itapetinga – na Igreja Cristã Evangélica)

ZONA RURAL das 8h às 13h

Maísa – UBS Luiza Vanessa

Covid-19

As unidades básicas de saúde abertas neste sábado (16) e o Ginásio do Sesi também estão vacinando contra a Covid-19. “Na oportunidade o município também está ofertando a vacina contra a Covid-19 nestes postos de vacinação que funcionam hoje. Estamos aplicando a primeira e segunda doses e também a dose de reforço”, informou Etevaldo de Lima.

Em conformidade com nota técnica emitida pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP), o município antecipou a dose de reforço. “Desde ontem à noite foi emitida uma nota técnica que antecipa a aplicação da dose de reforço, ou seja, idosos e trabalhadores da saúde que concluíram seu esquema básico com a segunda dose ou dose única há 5 meses já podem receber a dose de reforço”, acrescentou o coordenador de Imunizações.

Neste domingo (17), a vacinação contra a Covid-19, em Mossoró, acontece no Ginásio de Esporte, das 8h às 16h.