Segunda-feira - 18/10/2021

Enfermeiras recebem treinamento para realização de exames nas UBSs

Foto: Wilson Moreno (Secom/PMM)

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) segue realizando as atividades da campanha “Outubro Rosa”. Na manhã de hoje (18), as enfermeiras que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) receberam treinamento e orientações sobre como proceder na realização de exames de prevenção para mulheres.

O treinamento faz parte do curso "Atualização em patologia do trato genital inferior e colposcopia" desenvolvido pela SMS. O evento foi ministrado pelo médico ginecologista Leonardo Nogueira e teve como objetivo detalhar os procedimentos e a forma correta de acolhimento e execução dos exames preventivos em mulheres.

Durante todo este mês o trabalho nas UBSs está sendo intensificado para a prevenção do câncer de mama e câncer de colo do útero. Seguindo a programação do “Outubro Rosa” no município, no próximo sábado (23) acontecerá uma Caminhada Ecológica no Parque Municipal Professor Maurício de Oliveira.

Na programação serão feitas orientações sobre a prevenção do câncer de mama e de colo uterino, alongamento, caminhada, mesa de frutas e distribuição de mudas de plantas. O encerramento do “Outubro Rosa” em Mossoró acontecerá no próximo dia 31, com ações na avenida Rio Branco. Entre as ações para este dia, estão: aferição da pressão arterial, teste rápido de glicemia, orientações sobre prevenção do câncer de mama e uterino, autocuidado e nutrição e será finalizado com a realização de uma aula de fit dance.