Terça-feira - 23/08/2022

1ª Festa da Colheita acontecerá no próximo domingo na comunidade Alagoinha

Foto: Wilson Moreno/Allan Phablo (Secom/PMM)

Nas primeiras horas da manhã do próximo domingo (28), uma cavalgada marcará o início da programação da 1ª Festa da Colheita que acontecerá no Recanto da Esperança, na comunidade Alagoinha, zona rural de Mossoró. O evento será realizado numa parceria entre a Capela de Nossa Senhora de Fátima e a Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEADRU).

A programação terá início às 6h, com a concentração de vaqueiros na comunidade Senegal - Parque do Berguinho, às 7h acontece a saída em cavalgada até Alagoinha, onde será desenvolvida toda a programação que inclui atividades religiosas, culturais e sociais.

Às 8h será celebrada uma missa em agradecimento pela colheita. O evento foi marcado antecipadamente durante a celebração do Dia do Agricultor, 19 de março. Após a programação religiosa terá início a agenda cultural e social.

Na programação da 1ª Festa da Colheita terá: Festival de Repentistas com a participação de poetas e violeiros; Bingo com três chamadas (saco de milho, carneiro e um carro de mão com produtos agrícolas); Forró pé de serra; Feira com produtos da agricultura familiar (galinha, ovos, queijo, mel, manteiga, jerimum, carnes etc.). O evento será encerrado com o almoço fraterno que será servido às 12h, inteiramente grátis.

De acordo com Edimar Filho, agrônomo da Seadru, a Festa da Colheita foi uma ideia do pároco da igreja de Nossa Senhora de Fátima, padre Carlinhos, com o objetivo de agradecimento pela colheita. O evento conta com o apoio e a participação da Seadru e do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Lavoura de Mossoró. “A Seadru é parceira desse evento desde a realização da Missa do Agricultor e estará presente em toda a programação disponibilizando estrutura como tenda, carro-pipa e médico veterinário”, destacou Edimar.