Segunda-feira - 24/10/2022

UBS Maria Neide da Silva realiza busca ativa contra a poliomielite

Foto: Wilson Moreno (SECOM/PMM)

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Maria Neide da Silva Souza iniciou mais uma semana com busca ativa de casa em casa na procura de crianças de 1 ano a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) que ainda não se vacinaram contra a poliomielite. Nesta segunda-feira (24) é celebrado o Dia Mundial de Combate à Poliomielite.

“Estamos indo de casa em casa na tentativa de aumentar a cobertura vacinal contra a pólio. O município está usando de diversas estratégias para alcançarmos a meta estipulada pelo Ministério da Saúde”, disse Vilmacir Fernandes, enfermeira que participou da atividade nesta manhã. A cobertura vacinal encontra-se em 58%.

Vilmacir informou que há poucas crianças que ainda não foram vacinadas na área de abrangência da UBS e que a equipe está buscando imunizá-las. “A gente tem alguns casos bem particulares de crianças que não conseguimos encontrar porque estão viajando ou não conseguimos encontrar ninguém em casa durante o dia, mas são poucos casos. Aqui nas redondezas já soubemos que tem algumas crianças que não foram vacinadas ainda”, disse.

A equipe da unidade foi ao bairro Dom Jaime Câmara neste trabalho. Na avenida Antônio Bento encontrou duas crianças que ainda não haviam tomado as duas gotinhas. O trabalho foi realizado nesta manhã na região de abrangência da UBS, como também em outras localidades próximas.

“É muito importante esse trabalho de busca ativa que a UBS está fazendo. A gente não tem condições de ir ao posto de saúde, eles virem na casa da pessoa fazer esse trabalho é muito bom. Estou feliz agora com meus filhos imunizados”, falou Heberton César, pai de duas crianças vacinadas na busca ativa desta manhã.

Coordenador do Programa Nacional de Imunização (PNI), Etevaldo Lima destacou ainda que a vacinação continua nas 47 Unidades Básicas de Saúde (UBS), nas zonas urbana e rural, e também na Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FAEN/UERN) e na Universidade Potiguar (UnP), de segunda a quinta-feira. Na FAEN, ocorre das 12h30 às 19h. E na UnP nos três períodos.