Quinta-feira - 02/02/2023

Jornada Pedagógica tem sequência com minicursos voltados para professores e estagiários

Por: Maricelio Almeida
Foto: Allan Phablo (Secom/PMM)

A Jornada Pedagógica 2023 da Rede Municipal de Ensino de Mossoró teve sequência nesta quinta-feira (2), com a realização de minicursos voltados para professores e estagiários. A programação foi desenvolvida em diferentes espaços, tendo como proposta norteadora “O planejamento a partir do Documento Curricular do Rio Grande do Norte (DCRN)”. Um dos destaques do dia foi a formação direcionada para os auxiliares que atuam em salas de aula que possuem crianças com deficiência.

Essa formação ocorreu pela manhã, no Teatro Municipal Dix-huit Rosado. Centenas de estagiários participaram da atividade, ministrada pela Profª. Ma. Selma Bedaque, que integra a equipe da Coordenadoria de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação (SME). A temática abordada neste minicurso foi “Crianças/alunos com deficiência: conhecer para potencializar as aprendizagens”.

“O minicurso teve por objetivo iniciar o ano com uma formação que apoiasse esses estagiários na ação que vão realizar nas turmas que possuem alunos com deficiência. Eles receberam a formação no sentido de colaborar na acessibilidade dos alunos com deficiência nas salas de aula e nos demais ambientes educativos. Foram três grandes momentos, permeados por histórias, recursos visuais, presença de intérprete de Libras, simulação com carteiras escolares acessíveis, utilização de recursos de comunicação alternativa, entre outras ações”, pontuou Selma.

Também foram promovidos, pela manhã e à tarde, minicursos para professores da Rede Municipal. Para os docentes da Educação Infantil, o tema debatido foi “Planejando a Educação Infantil a partir dos campos de experiência”. A formação foi ministrada pela Profª. Dra. Milena Paula, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

“É um momento de estarmos mais próximos dos nossos professores e também para especificar os nossos objetivos em relação ao planejamento para o ano letivo, destacando, na temática escolhida, os campos de experiência que norteiam todo o trabalho da Educação Infantil, na perspectiva do planejar, do fazer do professor durante o ano de 2023”, afirmou Alaíde Andrade, coordenadora de Educação Infantil da SME.

A professora Mariluze Riani, que atua na Unidade de Educação Infantil (UEI) Alice Dias, bairro Vingt Rosado, participou do minicurso e elogiou a programação. “A Jornada Pedagógica está sendo muito acolhedora, desde o primeiro dia. Vimos falas pertinentes e é um momento também de reencontrar os professores, de motivação, já que agora estamos retornando as atividades”, disse.

Foram realizados ainda os minicursos “Construindo pontes entre o DCRN, a prática pedagógica e os resultados dos(as) alunos(as)” e “O DCRN em sala de aula, planejamento, avaliação e resultados no processo de ensino-aprendizagem”, conduzidos, respectivamente, pela Profª Dra. Iasmin Marinho (UERN) e pelo Prof. Dr. Mauro Alenxadrino, da 12ª Diretoria Regional de Educação e Cultura (DIREC) e Prof. Dr. Alexandre Andrade, coordenador do Ensino Fundamental Aos Finais e Educação de Jovens e Adultos (EJA) da SME.

“Esse ano nós iniciamos a Jornada Pedagógica fazendo uma reflexão sobre a importância de fazermos um alinhamento, enquanto Rede, ao Documento Curricular do Rio Grande do Norte e também à Base Nacional Comum Curricular, que são norteadores da prática educativa”, comentou Alexandre Andrade. “Minicursos como os produzidos pela Prefeitura são extremamente importantes para os professores, para que possamos ter um esclarecimento pedagógico maior de como conduzir as nossas aulas com os alunos”, acrescentou o professor Tony César, da Escola Municipal Evilásio Leão.

Alexandre Andrade, coordenador do Ensino Fundamental Anos Finais e EJA

Encerrando a programação da semana, nos dias 3 e 4 de fevereiro as escolas e Unidades de Educação Infantil (UEIs) desenvolvem as suas jornadas pedagógicas, debatendo o tema “Avaliação, planejamento e organização das unidades de ensino”.