Quinta-feira - 11/05/2023

Prefeitura intensifica ações preventivas contra as arboviroses no bairro Alagados

Por: Italo Bruno
Foto: Walmir Alves (Secom/PMM)

A Prefeitura de Mossoró realizou nesta quinta-feira (11) mais uma ação da campanha “Mossoró contra a Dengue”. O objetivo foi intensificar o combate às doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, com ações preventivas de controle às arboviroses (dengue, chikungunya e zika). A ação aconteceu no bairro Alagados (Papoco), região do Planalto 13 de Maio e adjacências.

A ação alertou também sobre os sinais e os sintomas das doenças, além de formas educativas de prevenção e controle ao mosquito.

“É muito importante que a gente faça esse combate contínuo às arboviroses, principalmente devido ao fato de que a área em que estamos hoje contém muitos focos do mosquito. Por isso, a gente sempre pede o apoio da população, que faça sempre o tratamento correto, que receba bem a nossa equipe e que acate as orientações de apoio visando a eliminação dessa proliferação de doenças”, reforçou o diretor administrativo do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), João Paulo.

O mutirão foi promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Vigilância em Saúde e a Secretaria Municipal de Infraestrutura, Meio Ambiente, Urbanismo e Serviços Urbanos (SEIMURB) e segue o cronograma de serviços realizados pelas equipes, visando o controle efetivo das arboviroses.

“É uma iniciativa muito boa da Prefeitura, pois é um trabalho para evitar as doenças e também evitar que você se descuide, prejudicando não só você, mas também os vizinhos. Esse cuidado é bem interessante pra gente, pra nossa família e por estar sempre relembrando e auxiliando à população nesse sentido”, relatou a dona de casa Maria Alcilene.

Vale ressaltar que as ações de prevenção e combate às arboviroses devem ser contínuas e integradas, envolvendo a participação direta da comunidade. A Prefeitura de Mossoró segue em ritmo acelerado no engajamento dos profissionais de saúde. A luta contra o Aedes aegypti requer um esforço coletivo e constante para que o objetivo final seja alcançado: a proteção da saúde da população.

“Esse nosso trabalho é de fundamental importância, a gente segue de porta em porta na comunidade. Pra mim é um trabalho que me satisfaz por estar com as famílias todos os dias repassando orientações para melhores condições de saúde e bem-estar de todos. Pedimos também para que a população não se acomode e que continue fazendo aquilo que a gente sempre orienta”, enfatizou a agente de endemias Raimunda Bezerra.